Quinta-feira, 15 jan 2009 - 08h23
A Agência Espacial Européia (ESA) anunciou que pretende lançar este ano três satélites de observação terrestre e outros dois satélites científicos.
Na lista de lançamento está o Explorador da Gravidade e a Circulação dos Oceanos, um satélite que medirá a gravidade terrestre e poderá prever terremotos. Sua eficiência é tão grande que ele vai conseguir detectar "um floco de neve em 1 milhão de toneladas de óleo", disse um porta voz da ESA.
No combate ao Aquecimento Global estão o satélite SMOS que medirá a salinidade do oceano e a umidade do solo e o CryoSat2, que observará a criosfera, ou, parte da crosta terrestre onde se forma o gelo. Já os satélites científicos Herschel e Planck vão estudar a formação de estrelas e galáxias e analisar os campos de radiação cósmica, respectivamente. É um ano importante e histórico para a ESA, pois também será lançado pela primeira vez o foguete russo Soyuz direto da base de Kuru, na Guiana Francesa. Para o final do ano ou início de 2010 está previsto o lançador europeu VEGA, de 30 metros de altura e 137 toneladas de peso na decolagem, que fará seu primeiro vôo ao espaço. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O vinho é o leite dos adultos" - Basançon -