Procure no Apolo11
Segunda-feira, 15 jan 2018 - 09h53
Por Rogério Leite

EUA desligam imagens do satélite meteorológico GOES-13

Com o propósito de atualizar sua constelação de satélites ambientais, a Administração Oceânica e Atmosférica dos EUA, NOAA, encerrou as operações do satélite GOES-13. As imagens estão sendo substituídas pelas do poderoso satélite GOES-16, mas a interrupção pegou muita gente de surpresa.

Imagem de satelite registrada pelo satelite GOES-16 no comprimento de onda de 6.9 micrometros.
Imagem de satelite registrada pelo satelite GOES-16 no comprimento de onda de 6.9 micrometros.

A interrupção do fornecimento de dados do GOES-13 ocorreu nos primeiros minutos de 8 de janeiro, após mais de 10 anos de transmissão ininterrupta de imagens da Terra.

Embora a substituição fosse de conhecimento de todos os que lidam com imagens ambientais, ela pegou muita gente de surpresa, que esperava que a interrupção total acontecesse somente em março, quando os EUA lançarão o irmão gêmeo GOES-S.

Continua após a publicidade


O resultado da interrupção foi bastante sentido por meteorologistas em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil, que usavam as imagens do GOES-13 na análise das movimentações de massa de ar, frentes frias e deslocamentos de tempestades.

O Apolo11 recebeu muitos emails de pessoas que usavam as imagens disponíveis no site, questionando por que as imagens de satélites estavam paradas.

"A verdade é que pouca gente se preparou para essa interrupção. Oficialmente, as imagens foram desligadas no dia 31 de dezembro, mas até o dia 8 de janeiro ainda estavam disponíveis", disse Rogério Leite, diretor do portal Apolo11.

Segundo Leite, o site deverá repor as imagens nos próximos dias, já que todos os scripts usados para recebimento oficial dos dados estão sendo refeitos.

O GOES-16 é capaz de imagear a Terra em 16 comprimentos de ondas diferentes, que combinados poderão fornecer importantes dados sobre a atmosfera da Terra.

Uma das imagens mais importantes geradas pelo GOES 16 é aquela obtida pelo sensoriamento na banda de 6.9 micrômetros, uma das três faixas de vapor de água do meio troposférico. Neste comprimento de onda, dentro do infravermelho, é possível "enxergar" e rastrear o vapor de água em nível médio e superior, identificar correntes de vento (jet stream) e estimar as temperaturas das camadas altas e baixas da atmosfera, além de obter importantes para a previsão de formação de furacões.

"A imagem da banda de 6.9 micrômetros será a que publicaremos no Apolo11. Ela será animada e atualizada de hora em hora e permitirá aos nossos usuários acompanharem as condições climáticas da Terra quase instantaneamente", explicou Leite.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -