Procure no Apolo11
Quarta-feira, 17 ago 2016 - 08h57
Por Rogério Leite

EUA devem enfrentar maior temporada de furacões desde 2012

De acordo com cientistas estadunidenses, a temporada de furacões deste ano deve ser mais intensa do que a divulgada anteriormente e poderá ser ainda mais devastadora desde que o furacão Sandy atingiu a costa dos EUA, em 2012.

Furacao Sandy
Furacão Sandy, registrado em 28 de outubro de 2012, pelo satélite geoestacionário GOES-13. Em sua passagem pelo Caribe e Estados Unidos, Sandy fez 182 vítimas e deixou um prejuízo que ultrapassou 50 bilhões de dólares.

Segundo os climatologistas da NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, ao que tudo indica, a temporada que começou em julho deverá ficar mais ativa que a normal, com 70% de chances de se formarem entre 12 e 17 tempestades nomeadas. Destas, entre 5 e 8 podem se transformar em furacões, com 2 a 4 eventos de categoria 5.

Anteriormente, os números divulgados previam a formação de 10 to 16 tempestades.

Continua após a publicidade


De acordo com Gerry Bell, cientista ligado à NOAA, a elevação nos números é reflexo das condições atualmente em vigor, com o El Nino terminando, cisalhamento vertical mais fraco e ventos menos intensos sobre o Atlântico tropical central, além da monção africana mais forte.

"Embora a previsão mostre um incremento no número de tempestades, não acreditamos em uma temporada excessivamente ativa, já que os padrões de temperatura do oceano são menos favoráveis a formação de eventos extremos", explicou Bell.


Frankenstorm
Se os números previstos se confirmarem, a temporada de 2016 será a mais intensa desde 2012, quando o furacão Sandy atingiu os estados da costa nordeste dos EUA, entre eles Nova York e Nova Jersey, em 28 de Outubro de 2012. Na ocasião, Sandy recebeu o apelido de "Frankenstorm", pois a previsão indicava que atingiria o leste canadense no dia das bruxas.

Sandy atingiu Nova York com ventos de 185 km/h e causou alagamentos e cortes de energia para 650 mil pessoas. De acordo com as companhias de seguro, o prejuízo nos Estados Unidos chegou a 50 bilhões de dólares.

Desde Sandy, as temporadas seguintes não foram tão intensas e ficaram sempre abaixo da média.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -