Segunda-feira, 23 fev 2009 - 09h51
É Hoje. Cometa Lulin encontra Saturno e dá show no céu!
Um dos momentos mais esperados pelos observadores do céu noturno acontecerá esta noite, quando o cometa C/2007 N3 Lulin estará praticamente colado ao planeta Saturno, permitindo uma fácil localização do visitante e uma composição celeste de tirar o fôlego de qualquer um!
![]() Atualmente, Saturno está a 1.25 bilhões de quilômetros da Terra enquanto Lulin se encontra a 61 milhões de quilômetros. Apesar de estarem muito longe um do outro, quem os observar aqui da Terra terá a impressão que estão muito próximos. A distância angular entre os dois objetos será de aproximadamente 2 graus de arco, o que significa que no espaço entre eles caberia o equivalente a 4 luas cheias. Durante a conjunção desta noite os brilhos de Saturno e Lulin serão bastante diferentes. Saturno brilha com magnitude de 0.7 e atualmente é um dos astros mais intensos do firmamento, enquanto Lulin brilha com apenas 5.5 magnitudes, quase no limite de detecção dos olhos humanos, lembrando que quanto maior a magnitude, menor o brilho do objeto.
![]() Ambos os astros nascem no quadrante leste aproximadamente às 20 horas, portanto se você tem uma excelente vista para o horizonte e um céu bastante escuro e livre de poluição poderá começar suas observações neste horário. À medida que o tempo passa os astros se elevam sobre o horizonte, facilitando as observações por aqueles que têm o horizonte obstruído. Nas grandes cidades, onde a poluição luminosa e atmosférica é muito maior, recomendamos que as observações de Lulin sejam feitas um pouco mais tarde, a partir da meia-noite (já de terça-feira), uma vez que quanto mais alto no céu menor a interferência da camada de poluição visível no horizonte. Para ver o cometa Lulin a primeira coisa a fazer é encontrar o planeta Saturno. Aproximadamente às 23 horas o gigante gasoso estará a meia altura no céu do quadrante leste, aquele em que o Sol nasce. Para localizar o cometa Lulin aponte o binóculo ou luneta para o planeta e lentamente vasculhe em sua vizinhança superior. Lulin deverá aparecer como um pequeno ponto esverdeado e ligeiramente difuso.
Bons céus!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O Primeiro de Abril é o dia que nos lembra o que somos nos outros 364 dias" - Mark Twain -