Procure no Apolo11
Sexta-feira, 23 dez 2016 - 08h06
Por Rogério Leite

É Natal! Veja como será a céu do dia 25

Comemorar a noite de Natal pode ser muito mais que a tradicional ceia e troca de presentes. Pode também ser um momento de contemplação, especialmente se olharmos para cima, para a noite estrelada!

Estrelas do Ceu de Natal

O céu da noite de Natal é uma típica noite de verão, com as mais belas constelações do firmamento praticamente acima das nossas cabeças.

Se olharmos para o céu por volta da meia-noite, a constelação de Orion será o grande destaque, com as Três Marias Mintaka, Alnilam e Alnitak dominando centro do quadrilátero formado pela brilhante Rigel, Saiph, Betelgeuse e Belatrix.

Continua após a publicidade


No entanto, quem brilha com toda a força é Sirius, a estrela mais brilhante de todo o céu noturno, na constelação do Cão Maior. Sirius está a 8.6 anos-luz da Terra e é tão brilhante que servia de guia para os grandes navegadores do passado.

Via Lactea
Via Láctea, vista nos céus mais escuros.

Canopus, a segunda estrela mais brilhante no céu, também está presente na noite de natal. Ela pertence à constelação de Carina e se localiza muito longe, a 309 anos-luz de distância. Ela brilha muito forte, na magnitude aparente de -0,72.

Se você tem a sorte de morar em um lugar de céu bastante escuro, poderá também ver a leitosa via láctea, aquela faixa irregular, mais clara, brilhante, que corta o todo o firmamento.

Feliz Natal!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -