Domingo, 25 mai 2008 - 11h08
É hoje! com transmissão ao vivo, Phoenix pousa em Marte esta noite
É grande a ansiedade dos engenheiros do laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa. E não é para menos. Após 9 meses de jornada espacial, a sonda Phoenix Mars Lander deve pousar esta noite na região ártica do planeta Vermelho.
![]() De acordo com Barry Goldstein, diretor-chefe do projeto Phoenix, os últimos cálculos mostram que a nave norte-americana deverá pousar a menos de 12 quilômetros do local planejado. Segundo Goldstein, não foi necessário nenhuma correção da órbita, prevista para ocorrer no sábado à noite. Se tudo correr exatamente como o planejado, a Phoenix tocará o solo marciano às 20h53 pelo horário de Brasília e poderá ser acompanhado ao vivo através do Apolochannel, que retransmite a TV da Nasa.
Todos os sistemas estão operando em condições estáveis e nominais. "Temos combustível suficiente, a temperatura está correta e as baterias estão à plena carga", disse Ed Sedivy, engenheiro ligado à empresa Lockheed Martin Space Systems, responsável pela construção do robô. A sonda está se aproximando de Marte a 21 mil quilômetros por hora. Após atingir o ponto de entrada na atmosfera do planeta e sobreviver ao intenso calor provocado pelo atrito, um forte pára-quedas se abrirá para frear a sonda. Na seqüência serão disparados retrofoguetes de estabilização, ao mesmo tempo em que os computadores de bordo enviarão sinais para abertura das três pernas da sonda. Uma vez na superfície, o robô aguardará 30 minutos até que a poeira levantada pelo pouso assente. Em seguida abrirá seus dois painéis solares e erguerá sua antena helicoidal, responsável pelo contato com a sonda MRO, em órbita ao redor de Marte, que captará os dados de telemetria. Se tudo correr bem, a confirmação da operação será captada às 20h53 pelo horário de Brasília, aproximadamente 30 minutos após o toque na superfície.
![]() Se a mesma operação fosse feita alguns anos atrás, os sinais da sonda seriam enviados diretamente da superfície de Marte. Atualmente, todas as comunicações entre os engenheiros responsáveis e os robôs que estão no Planeta Vermelho são realizadas por intermédio do satélite MRO, ou Mars Reconnaissance Orbiter, que orbita Marte desde março de 2006. Abaixo descrevemos os eventos que deverão ocorrer no dia 25. Os valores mostrados podem ser deslocados para cima em até 40 segundos, já que durante todo o dia serão efetuadas pequenas correções de navegação. Outro fator que pode alterar ligeiramente os tempos mostrados são as incertezas das condições atmosféricas no momento do evento. No momento do pouso, Terra e Marte estarão separados por uma distância de 275 milhões de quilômetros. Assim, os sinais de rádio que partirem de Marte deverão levar 15 minutos e 20 segundos para atingir a Terra, fazendo com que os eventos levem algum tempo até serem confirmados. Todos os horários abaixo estão no Horário de Brasília. Veja abaixo a seqüência de operações que ocorrerão antes e depois do pouso, que poderá ser acompanhado ao vivo. Como podemos ver, a quantidade de eventos será bem grande e culminará com a colocação do engenho em Marte. Artes: No topo, concepção artística mostra a seqüência de eventos de aterrisagem, desde a separação do Cruise Stage até tocar no solo de Marte. Na seqüência vemos o Módulo Cruise, que sustenta a missão Phoenix, e que se separá do robô às 20h39 pelo Horário de Brasília. Crédito: JPL/NASA. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Quando o orgulho vai na frente, a vergonha e os danos vão atrás" - Provérbio francês -