Quarta-feira, 24 ago 2005 - 06h49
O maior caçador de cometas da história continua implacável. O telescópio espacial Soho - sigla de Observatório Solar e Heliosférico - acaba de encontrar o milésimo cometa em menos de dez anos de atividade.
O curioso é que o satélite, operado conjuntamente pelas agências espaciais norte-americana (Nasa) e européia (ESA), foi lançado, em dezembro de 1995, com outro objetivo. A missão foi concebida para estudar a estrutura interna do Sol, bem como a camada mais externa de sua atmosfera e a origem do vento solar. O Soho havia permitido a observação de alguns novos cometas, mas foi somente a partir de 2000, quando as imagens enviadas passaram a ser colocadas na internet, que a nova função veio à tona. Quem primeiro o descobriu foi o astrônomo amador norte-americano Mike Oates, que encontrou, em 2000, mais de cem cometas.
A notícia se espalhou rapidamente entre astrônomos em todo o mundo. Em 2002, já eram 500 cometas descobertos. Agora, ao atingir o milésimo, o telescópio espacial está próximo de ser responsável pela metade de todos os cometas já descobertos e oficialmente reconhecidos. O milésimo cometa, do grupo Kreutz (que costuma passar próximo e ser tragado pelo Sol), foi descoberto pelo astrônomo amador italiano Toni Scarmato, em 5 de agosto. Professor do ensino médio, graduado em Física pela Universidade de Bolonha, Scarmato também foi o responsável por ter encontrado o 999o cometa com o Soho, cinco minutos antes do milésimo. Com esse, são 15 os descobertos por ele. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O erro é inerente ao ser humano. O que importa é não passar da cota diária" - Jonh Nigro -