Quarta-feira, 24 ago 2005 - 06h49

Em 10 anos, satélite Soho descobre mais de 1000 cometas

O maior caçador de cometas da história continua implacável. O telescópio espacial Soho - sigla de Observatório Solar e Heliosférico - acaba de encontrar o milésimo cometa em menos de dez anos de atividade.

O curioso é que o satélite, operado conjuntamente pelas agências espaciais norte-americana (Nasa) e européia (ESA), foi lançado, em dezembro de 1995, com outro objetivo. A missão foi concebida para estudar a estrutura interna do Sol, bem como a camada mais externa de sua atmosfera e a origem do vento solar.

O Soho havia permitido a observação de alguns novos cometas, mas foi somente a partir de 2000, quando as imagens enviadas passaram a ser colocadas na internet, que a nova função veio à tona.

Quem primeiro o descobriu foi o astrônomo amador norte-americano Mike Oates, que encontrou, em 2000, mais de cem cometas.

A notícia se espalhou rapidamente entre astrônomos em todo o mundo. Em 2002, já eram 500 cometas descobertos. Agora, ao atingir o milésimo, o telescópio espacial está próximo de ser responsável pela metade de todos os cometas já descobertos e oficialmente reconhecidos.

O milésimo cometa, do grupo Kreutz (que costuma passar próximo e ser tragado pelo Sol), foi descoberto pelo astrônomo amador italiano Toni Scarmato, em 5 de agosto.

Professor do ensino médio, graduado em Física pela Universidade de Bolonha, Scarmato também foi o responsável por ter encontrado o 999o cometa com o Soho, cinco minutos antes do milésimo. Com esse, são 15 os descobertos por ele.


Veja as imagens SOHO no Apolo11
Você também pode ver as imagens do Sol transmitidas pelo satélite Soho acessando nossa página Observando o Sol.
As imagens são enviadas sistematicamente e algumas são atualizadas a cada 30 minutos !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax