Segunda-feira, 7 jun 2010 - 08h07

Em busca de alternativas, Nasa lança com sucesso Foguete Falcon 9

A agência espacial americana corre contra o tempo. A poucos meses da retirada de circulação de sua frota de ônibus espaciais, a Nasa ainda não tem nenhuma nave pronta capaz de transportar astronautas rumo à Estação Espacial Internacional. A princípio as viagens programadas para o próximo ano estão a cargo dos Russos que operam a Soyuz.

Foguete Falcon 9

Na tentativa de suprir essa lacuna no seguimento espacial estadunidense, a empresa norte-americana Space X realizou seu primeiro voo teste do foguete privado Falcon 9, com o apoio da Nasa.

O lançamento aconteceu na última sexta-feira, 14 de maio de 2010, às 14h35, horário local, direto da base de Cabo Canaveral, na Flórida. A fase de separação do segundo estágioo correu com sucesso e nove minutos após o lançamento o foguete entrou em órbita.

Pesando 333 toneladas, o Falcon 9 tem 3.6 metros de diâmetro e 54.9 metros de altura. Seu custo está estimado em 45.8 milhões de dólares.

No mesmo ano em que o presidente dos Estados Unidos Barack Obama decide cancelar os planos de levar o Homem à Lua novamente, a tentativa de apostar em uma empresa privada para um possível desenvolvimento comercial de ônibus espaciais é uma etapa muito importante. Obama, vê com bons olhos que o setor privado se encarregue a médio prazo do envio de astronautas à ISS.

A Space X está satisfeita com o primeiro teste. O Falcon 9 abrigou um protótipo da cápsula Dragon, que poderá no futuro servir para transportar carga ou até 4 astronautas à plataforma orbital. Segundo, Robyn Ringuette, diretor de voo, o protótipo ainda não conta com o escudo térmico que protege os astronautas no momento da reentrada na atmosfera terrestre.

De acordo com os engenheiros, a cápsula de 3.6 metros de diâmetro poderá transportar até 6 toneladas de materiais à ISS. Apostando nessa capacidade, em 2008 a Nasa assinou um contrato de 12 anos com a Space X, no valor total de US$ 1,6 bilhão.

Cápsula Dragon

A realização de voos com o foguete Falcon 9 é mais uma porta que se abre na tendência de empresas privadas ganharem terreno na comercialização de viagens espaciais.


Midias: No topo, foto mostra o foguete Falcon 9 antes do momento da separação do primeiro estágio. Na sequência, vídeo mostra o lançamento do foguete, realizado pela empresa Space X com apoio da Nasa. Acima, protótipo da cápsula Dragon, que poderá no futuro servir para transportar carga ou astronautas à plataforma orbital. Crédito: Space X/Nasa/Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax