Procure no Apolo11
Quinta-feira, 16 jul 2009 - 09h06

Empresas europeias anunciam construção de megausina solar

Multinacionais europeias anunciaram a construção do maior projeto de energia solar do planeta: uma megausina solar no Deserto do Saara, no norte da África.

O projeto é politicamente correto. Empresas gigantes pretendem construir uma rede de produção de energia totalmente limpa, capaz de fornecer pelo menos 15% da eletricidade consumida em toda a Europa, além de suprir dois terços da demanda do norte africano e do Oriente Médio.

O plano batizado de Desertec teve o custo orçado em US$ 577 bilhões e utilizará uma tecnologia solar de última geração. Basicamente, serão usados espelhos para concentrar a luz do Sol sobre torres de energia, que irão produzir vapor, movimentando turbinas e assim produzindo eletricidade.

Continua após a publicidade


Todo calor excedente produzido durante o dia será armazenado em tanques especiais e utilizado no período da noite ou em dias de muita nebulosidade.

Especialistas sugerem ainda que a sombra dos espelhos poderia ser usada para plantação de espécies que normalmente não sobreviveriam ao intenso calor do deserto.

Estão envolvidas no projeto, grandes empresas como a Siemens, RWE e Deutsche Bank.


Foto: Painel Solar parabólico utiliza espelhos curvos para concentrar o calor sobre a célula de aquecimento. Crédito: Desertec-usa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -