Sábado, 27 ago 2016 - 15h32
Por Rogério Leite
No final da tarde desse sábado teremos uma das mais belas conjunções celestes do ano. Júpiter e Vênus estarão tão próximos que visualmente parecerão um só objeto no firmamento. Não deixe de ver!
Embora estejam a mais de 700 milhões de quilômetros um do outro, a impressão que um observador da Terra terá é que Júpiter e Vênus formarão praticamente um único objeto, pois estarão visualmente muito próximos entre si. Naturalmente, é apenas uma questão de perspectiva já que Júpiter está muito mais distante que Vênus. Júpiter, o gigante gasoso, está a 952 milhões de quilômetros da Terra, enquanto Vênus está "apenas" 229 milhões.
No entanto, a posição dos planetas em suas orbitas os faz parecerem quase colados no céu, separados por uma distância angular de aproximadamente 4 minutos de arco. Para se ter uma ideia de quanto é pequena essa separação, o disco lunar ocupa cerca de 30 minutos de arco na esfera celeste. Para ver a conjunção é só olhar para o horizonte oeste assim que o Sol se pôr. O objeto mais brilhante é Vênus, reluzindo na magnitude -3.32, enquanto Júpiter, o menos intenso, estará brilhando na magnitude -1.2. O evento poderá ser visto por cerca de uma hora, desde alguns minutos antes do pôr do Sol até o momento em que os planetas sumirem abaixo da linha do horizonte. Não deixe de ver. Bons céus! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O que se faz agora com as crianças é o que elas vão fazer depois com a sociedade" - Karl Mannhein -