Procure no Apolo11
Segunda-feira, 10 mar 2008 - 20h53

Endeavour começa levar parte do laboratório japônes ao espaço

Tudo pronto para o lançamento do ônibus espacial Endeavour nesta terça-feira (11). O Endeavour terá a importante missão de levar a primeira parte do laboratório espacial japonês à Estação Espacial Internacional (ISS).

O módulo que contém equipamentos do laboratório, tem o tamanho de um ônibus de dois andares. O Endeavour carregará também um sistema robótico canadense dotado de dois braços. A outra parte principal do laboratório, deverá ser levada ao espaço no final de maio.

A missão deve durar 16 dias no total, sendo que o ônibus espacial ficará acoplado à ISS durante 12 dias, com cinco caminhadas espaciais previstas.

Dois dias serão gastos na montagem de um par de mãos robóticas no guindaste da estação. O equipamento canadense, chamado de Dextre, possui 9 metros de comprimento da ponta de um braço ao outro. Ele será capaz de instalar e de manusear elementos tão pequenos quanto uma lista telefônica e tão grandes quanto uma cabine telefônica. Uma nova técnica para consertar o escudo antitérmico dos ônibus espaciais também será testada. A novidade foi elaborada depois do acidente com o Columbia em 2003.

Continua após a publicidade


O lançamento do Endeavour está previsto para esta terça-feira, às 4h28 (Horário de Brasília), direto da Flórida, EUA. A espaçonave realizou sua primeira missão em 1992 e é a mais nova da frota sobrevivente de ônibus espaciais da Nasa.

No último sábado, o primeiro veículo de carga europeu, Jules Verne, foi lançado da Guiana Francesa. Ele ficará rodando em volta da Estação Espacial Internacional durante a visita do ônibus espacial Endeavour, à espera de sua vez para acoplar.

A Nasa tem dois anos para concluir a montagem da ISS, após esse período sua frota de ônibus espaciais terá de ser aposentada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -