Terça-feira, 11 mar 2008 - 07h07
Exatamente como previsto e sem qualquer tipo de interrupção, a agência espacial americana, Nasa, lançou na madrugada desta terça-feira o ônibus espacial Endeavour rumo à Estação Espacial Internacional, ISS. A missão, oficialmente chamada STS-123, deve durar 16 dias, sendo que o ônibus espacial ficará acoplado à ISS durante 12 dias, com cinco caminhadas espaciais previstas.
O lançamento ocorreu às 03h28 da madrugada a partir da plataforma de Cabo Canaveral, na Flórida e oito minutos após a ignição dos motores principais a nave já se encontrava em órbita. O Endeavour terá a importante missão de levar até a ISS a primeira parte do laboratório espacial japonês Kibo. O módulo pressurizado contém equipamentos do futuro laboratório e tem o tamanho de um ônibus de dois andares. O Endeavour carregará também sistema robótico canadense Dextre, dotado de dois braços e que deverá ampliar ainda mais as capacidades da ISS. A outra parte principal do laboratório deverá ser levada ao espaço no final de maio.
A missão STS-123 será comandada pelo veterano astronauta t Dominic Gorie, tendo como piloto da nave o astronauta Gregory H. Johnson. Os especialistas da missão são um mix de astronautas experientes e novatos. Robert L. Behnken, Mike Foreman, Rick Linnehan e Garrett Reisman, além do astronauta japonês Takao Doi terão críticas tarefas durante os 16 dias no espaço.
Além da montagem inicial de Kibo, dois dias serão gastos na montagem de um par de mãos robóticas no guindaste da estação. O equipamento canadense, chamado de Dextre, possui 9 metros de comprimento da ponta de um braço ao outro. Ele será capaz de instalar e de manusear elementos tão pequenos quanto uma lista telefônica ou tão grandes quanto uma cabine telefônica. Uma nova técnica para consertar o escudo antitérmico dos ônibus espaciais também será testada. A novidade foi elaborada depois do acidente com o Columbia em 2003. Ao final da missão STS-123, a Endeavour retorna à Terra trazendo de volta o engenheiro de vôo Leopold Eyharts,que permaneceu na estação desde fevereiro. Em seu lugar ficará o astronauta Garrett Reisman. Fotos: No topo, lançamento do ônibus espacial Endeavour com a missão STS-123 a bordo. Acima, módulo pressurizado japonês Kibo, a primeira estrutura do laboratório japonês, despachado à ISS nesta missão do Endeavour. Créditos: Nasa/JAXA. clique sobre as imagens para ampliar. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -