Domingo, 30 nov 2008 - 19h29

Endeavour pousa com sucesso no deserto da Califórnia

O ônibus espacial Endeavour, com a tripulação da missão STS-126 pousou com sucesso às 19h25 deste domingo (30/11) na pista da base área de Edwards, no deserto de Mojave, na Califórnia.

Todas as operações no espaço, desde as manobras de-orbitais até o pouso do cargueiro americano foram transmitidas ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV.

Inicialmente previsto para pousar no Cabo Kennedy, na Flórida, às 16h19, a aterrissagem do ônibus espacial foi adiada inicialmente para às 17h54, mas devido aos ventos cruzados próximo à pista as autoridades da Nasa decidiram mudar o local de pouso para a Califórnia. Com a mudança, a Nasa deverá gastar 1 milhão de dólares para transportar o Endeavour de volta à Flórida.

A tripulação STS-126 chegou à Estação Espacial Internacional, ISS, em 16 de novembro e seu objetivo principal foi o de melhorar a estrutura interna da Estação, permitindo que o complexo possa acomodar três tripulantes a mais, dobrando a capacidade de pessoas em seu interior.

A equipe realizou quatro atividades extraveiculares nas quais realizaram trabalhos de reparos nas junções de rastreio dos dois painéis solares e instalaram novos equipamentos externos, entre eles uma câmera de alta resolução e uma nova antena de GPS para o laboratório japonês Kibo, anexado à plataforma.

A missão STS-126 também levou à Estação a engenheira de vôo Sandra Magnus, que tomou o lugar do astronauta Greg Chamitoff. Sandra permanecerá na Estação pelos próximos meses e Chamitoff retornou à Terra junto com a Endeavour.

Artes: No topo, momento em que a Endeavour parava sobre a pista da base aérea de Edwards, na Califórnia. Na seqüência, vídeo do pouso. Créditos: Nasa-TV/Youtube/Apolo11

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron