Procure no Apolo11
Sexta-feira, 02 jan 2009 - 10h55

Energia eólica no Brasil poderá ser uma alternativa no futuro

O Brasil é um país privilegiado com uma faixa litorânea que passa de 7 mil km. Só no Nordeste, os ventos que sopram na Região podem gerar energia elétrica capaz de atender 60% do consumo do país inteiro.

A conclusão foi divulgada por pesquisadores do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) em um importante estudo no último mês. Usando dados do Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, os estudiosos calcularam que em mais de 71 mil km² do território nacional ocorrem ventos com velocidade suficiente para a geração de energia.

Continua após a publicidade


A maior parte dessa área fica no litoral nordestino, em especial no Ceará e no Rio Grande do Norte. Ventos potentes também foram detectados em pontos do interior da Bahia e nas Regiões Sul e Sudeste.

Hoje a produção eólica do Brasil corresponde a menos de 1%. Nossa maior fonte vem das hidrelétricas, considerada uma fonte limpa. Entretanto, com o aumento do consumo de energia, cada vez mais o país tem feito uso de termelétricas movidas a gás natural.

O gás natural é menos poluente que o carvão mineral ou o diesel, mas ainda é um grande emissor de gás carbônico, principal vilão do aquecimento global.

Nesse cenário, o maior investimento em energia eólica no Brasil pode ser muito interessante e é defendida por ambientalistas e pesquisadores.

"No Nordeste, a construção de mais hidrelétricas é um problema nos períodos de seca prolongada. E justamente no período de menor chuva, durante o inverno e a primavera, é quando mais venta", explica o físico Fernando Barros Martins, que coordenou o trabalho.

O grupo agora estuda quais serão os impactos das mudanças climáticas para a geração de energia eólica no Brasil. Os primeiros resultados já projetam um aumento da quantidade de ventos nas próximas décadas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -