Procure no Apolo11
Terça-feira, 22 nov 2005 - 06h25

Energias Alternativas: Virgin quer aviões voando com etanol de biomassa

O dono do Grupo Virgin, Richard Branson, planeja usar biomassa como combustível verde para abastecer a frota de aviões da Virgin Atlantic Airways, a segunda maior companhia aérea da Grã-Bretanha em vôos de longa distância.

“Estamos procurando fontes alternativas de combustível. Vamos implantar uma fábrica para produzir etanol celulósico a partir de restos vegetais”, disse Branson nos Emirados Árabes Unidos, onde ele se encontra em viagem de negócios.

Dizendo-se cansado da escalada nos preços da gasolina de aviação, ele disse que o uso do etanol seria uma forma de a Virgin reduzir seus gastos com combustível. Branson não disse onde as fábricas serão instaladas ou quão economicamente viável será o etanol celulósico. “Estamos no início”, admitiu.

“O etanol celulósico é 100% inofensivo ao meio ambiente e acredito ser o futuro do combustível, e nos próximos 20 a 30 anos penso que substituirá as fontes convencionais extraídas do subsolo”, contou Branson.

Continua após a publicidade


Segundo o empresário, o etanol celulósico é um derivado obtido dos resíduos de plantas, os restos que ficam no campo depois da colheita das lavouras e são queimados.

A Virgin Atlantic é a segunda maior companhia aérea da Grã-Bretanha em vôos de longa distância e pertence ao Grupo Virgin, que possui negócios também nas áreas de trens, serviços financeiros, bebidas, música, operação de telefones celulares e carros, com receita anual superior a US$ 7 bilhões.

Além de possuir 51% de participação na Atlantic, o Grupo Virgin também detém ações na Virgin Cargo, Virgin Nigeria e Virgin Blue, da Austrália, com uma frota de quase 100 aeronaves.

No começo de março a empresa patrocinou o histórico vôo do GlobalFlyer, que deu a volta ao mundo sem reabastecimento.

Para ler sobre o GlobalFlyer, clique aqui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -