Segunda-feira, 26 set 2016 - 10h06
Por Rogério Leite

Enorme buraco solar provoca vendaval de partículas contra a Terra

Uma enorme estrutura solar conhecida como Buraco Coronal está praticamente voltada contra a Terra. Isso fará aumentar consideravelmente a velocidade do vento solar que atingirá nosso planeta nos próximos dias.

Estrutura magnetica do Buraco Coronal
Composição de imagens mostra a coroa solar e o intrincado campo magnético que a rodeia. O buraco coronal praticamente domina o cenrto-leste do Sol. As setinhas mostra a dispersão das partículas que poderão chegar à Terra nos próximos dias.


Buracos coronais são anomalias magnéticas que ocorrem eventualmente no topo da atmosfera do Sol, conhecida como coroa ou corona solar. Essas mega estruturas se formam em decorrência de um enfraquecimento do intrincado campo magnético que envolve o plasma desta região do Sol e como consequência permite que o vento solar escape com velocidade muito mais elevada.

Buraco Coronal visto no espectro de raios-x
Buraco coronal visto no espectro de raios-x.

Os buracos coronais são facilmente visíveis através de imagens feitas em ultravioleta extremo e raios-x e se apresentam como áreas muito mais escuras que a superfície da estrela. Essa diferença de brilho ocorre justamente pela diminuição da temperatura do plasma em relação às áreas vizinhas, que pode chegar a mais de 2 milhões de graus Celsius.

O buraco coronal que neste momento está com sua face voltada para a Terra ocupa aproximadamente metade da área visível do Sol e jorra partículas altamente carregadas em direção ao nosso planeta.

Algumas previsões mostram que a velocidade do vento solar poderá atingir 750 km/s nas próximas 28/72 horas e provocará auroras boreais nas latitudes elevadas. O índice KP, que registra a instabilidade na ionosfera deverá oscilar bastante, podendo atingir a marca KP=7, como possibilidade de blecautes de radiopropagação e intermitência em redes elétricas em localidades situadas ao redor do paralelo 50.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel