Procure no Apolo11
Segunda-feira, 24 ago 2009 - 07h04

Entenda os impactos da construção de nova hidrelétrica em RO

A construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, avança e cria polêmica por sua grande interferência ambiental na região. A alteração do fluxo do rio e a formação de um lago artificial são alguns dos impactos no meio ambiente.

Pesquisadores questionam possíveis assoreamentos, a morte de peixes e até surtos de malária. Milhares de trabalhadores virão de fora e eles são mais vulneráveis à doença. O Bagre e o Jaú são peixes grandes encontrados no Rio Madeira e fundamentais para a economia e alimentação da região.

Em meio a todas essas questões, está o desaparecimento da vila de Mutum-Paraná (RO) que será submersa pelas águas da represa da nova hidrelétrica. Cerca de 330 famílias serão removidas para outra cidade e deverão receber casas pré-fabricadas. Os moradores da vila esperam prosperar.

Continua após a publicidade


Entretanto, centenas de ribeirinhos estão ameaçados. Mais de 700 famílias de pescadores que moram na área da usina de Santo Antônio terão que se mudar porque o lago artificial vai invadir as margens do Rio Madeira. O problema é que a grande maioria tira do rio o seu sustento.

Em Porto Velho a promessa é o progresso. O Governo Federal estima que a cidade vai receber R$ 32 bilhões em investimentos nos próximos dez anos por causa da construção das usinas. Hoje, apenas 3% da população têm acesso à rede de esgoto. Segundo a prefeitura, o porto da cidade precisa de reformas urgentes, faltam escolas e hospitais.

As usinas Santo Antônio e Jirau, juntas serão a terceira maior hidrelétrica do Brasil. Jirau deve começar a produzir energia em março de 2012 e Santo Antônio no final do mesmo ano.


No topo, vista do Rio Madeira próximo Engenho Velho. Acima, reassentamento de Novo Engenho Velho. O local é uma das 12 comunidades situadas na área onde será construída a Usina Santo Antonio. Créditos: Agência Brasil/Marcello Casal Jr./ABr.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -