Procure no Apolo11
Sexta-feira, 20 mar 2009 - 07h55

Equinócio: Sol cruza o equador celeste e marca início do outono

Exatamente às 08h44 desta sexta-feira um interessante evento astronômico marcou a entrada do outono no hemisfério sul. Trata-se do equinócio de março, um dos dois momentos anuais em que o Sol cruza o plano do equador celeste, a linha imaginária do equador terrestre projetada na abóbada do céu.

Equinócio é uma palavra originada do Latim e significa "noite igual", já que nos dias em que ocorrem as noites e os dias têm a mesma duração. Além de março, o equinócio acontece também próximo a 22 de setembro, quando tem início a primavera no hemisfério Sul.


Estações
Durante sua translação ao redor do Sol a Terra passa por quatro momentos bem definidos e que marcam o início das estações do ano. Os solstícios marcam o início do Verão e do inverno enquanto os equinócios marcam a primavera e o outono.

Continua após a publicidade


Como se sabe, a Terra não gira sobre seu eixo no mesmo plano da translação e sim com uma inclinação acentuada de 23.5 graus. Essa inclinação é a responsável direta pelas diferentes estações do ano, pois faz com que os raios de Sol atinjam o planeta de forma diferente em cada uma das estações, alterando significativamente o clima.


Cruzamento Equatorial
Aqui da Terra, diariamente o Sol aparenta se deslocar do leste para o oeste, sobre uma linha imaginária denominada eclíptica.

Se imaginarmos a linha do equador da Terra projetada na abóbada celeste, veríamos que durante o Solstício de Inverno o Sol estaria exatamente 23.5 graus ao Sul dessa linha, enquanto no Solstício de Verão aparentaria estar a 23.5 graus ao Norte. Nos equinócios, entretanto, o astro-rei é visto exatamente sobre ela, como mostra a figura no topo da página. Ela mostra o céu visto às 08h44, momento em que o Sol toca a linha imaginária do equador celeste.

A carta também mostra onde estaria o Sol neste mesmo horário, alguns dias antes e depois do solstício. O segundo cruzamento do Sol sobre o equador celeste ocorrerá em 22 de setembro, às 18h18 e marcará o início da primavera no hemisfério Sul.


Artes: No topo, carta celeste sem a influência da atmosfera mostra a posição do Sol no dia 20 de setembro de 2008 às 08h44. Repare que o astro cruza a linha imaginária do equador celeste. A linha vermelha é a eclíptica, o caminho do aparente deslocamento do Sol sobre o firmamento. Na seqüência, gráfico exemplifica a posição da Terra durante as estações do ano. Repare a inclinação do eixo terrestre, responsável pelas estações do ano. Crédito: Apolo11.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -