Sábado, 26 mai 2012 - 11h18

Espaço: Astronautas abrem escotilha e entram na cápsula Dragon

Após atracar junto à Estação Espacial Internacional na última sexta-feira, a cápsula Dragon completou neste sábado mais uma etapa de sua missão. Exatamente as 06h53 BRT a escotilha da nave foi aberta, permitindo que os astronautas a bordo da Estação entrassem no novo módulo acoplado.

A operação de abertura da Dragon foi feita pelo astronauta Don Pettit, quando o complexo orbitava a 404 km de altitude acima da cidade de Auckland, na Nova Zelândia, após ter completado 4 dias e duas horas de missão.

Vestindo máscaras e óculos de proteção, traje habitual durante a abertura de escotilha de qualquer veículo recém-chegado à ISS, Pettit entrou na nave Dragon acompanhado de seu colega russo Oleg Kononenko, comandante atual da ISS. "Isso lembra as cargas que costumo colocar na parte de trás da minha caminhonete", disse Pettit ao ver a carga de suprimentos acondicionada dentro da nave. "Tem até cheiro de carro novo", disse.

A carga inclui 306 kg de alimentos, roupas e itens de despensa, além de 21 kg de experimentos científicos concebidos por estudantes. De acordo com a SpaceX, proprietária da Dragon, serão necessárias 25 horas para descarregar a cápsula e em seguida preenchê-la com itens que serão retornados à Terra.

O retorno da Dragon está previsto para quinta-feira, 31 de maio. A nave deverá reentrar na atmosfera na altura da costa da Califórnia e a exemplo das naves russas Soyuz, terá sua queda freada por paraquedas.

Toda a missão da Dragon está sendo transmitida ao vivo pelo Apolochannel que retransmite a Nasa-TV. Junto com a transmissão está disponível um chat onde os internautas podem conversar sobre a operação.


Artes: A escotilha da Dragon foi aberta pelo astronauta Don Pettit, quando a ISS orbitava a 404 km de altitude acima da cidade de Auckland, na Nova Zelândia. Créditos: Nasa-TV, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax