Procure no Apolo11
Sexta-feira, 31 out 2008 - 17h21

Espelhos no espaço para desviar raios solares?

A Royal Society, acadêmia britânica de ciências, começa a estudar uma série de projetos considerados inusitados para reduzir o impacto do aquecimento global sobre o planeta Terra.

Continua após a publicidade


As propostas são no mínimo curiosas: a colocação de espelhos no espaço para desviar raios solares ou estimular o crescimento de algas nos oceanos para absorver dióxido de carbono. Entre as idéias também está semear partículas na atmosfera para atuar como um bloqueador solar planetário.

Um grupo de engenheiros e cientistas vão agora analisar cada projeto e um relatório final deverá ser publicado em meados do ano que vem.

O professor Andrew Watson, da Universidade de East Anglia, defende que várias dessas idéias podem parecer não funcionar na prática, ou ser muito caras, mas merecem ser analisadas com critério.

"O grupo de trabalho não vai desprezar nenhuma delas por parecerem fantásticas", afirmou o professor Watson. "Acredito que alguns desses esquemas tenham potencial para reduzir o dióxido de carbono na atmosfera e esfriar o planeta".

Dentro da comunidade científica é muito claro a urgência em estudar essas novas idéias, por mais malucas e mirabolantes que possam parecer. "Se as piores previsões sobre mudanças climáticas se concretizarem, o que acontece se, politicamente, não conseguirmos mudar nossos hábitos de emissões?", questiona o pesquisador Watson.

Foto: Concepção artística mostra espelho em órbita da Terra. Crédito: Wikimedia Commons

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -