Procure no Apolo11
Quinta-feira, 29 nov 2012 - 08h43
Por Rogério Leite

Espetáculo: Internautas registram ocultação de Júpiter pela Lua

Clicks e mais clicks. Esse era o som mais ouvido na noite de quarta-feira em diversas cidades do país. O palco era o céu e o alvo, a bela Lua Cheia e o gigantesco planeta Júpiter que pareciam brincar de esconde-esconde. Para o deleite dos observadores atentos.

Ocultacao de Jupiter pela Lua
Clique para ampliar

Quem olhou para o céu na noite de ontem não pode deixar de reparar. Ali, próximo ao quadrante leste a Lua Cheia brilhava forte, mas um pontinho muito reluzente e atrevido, quase colado ao disco lunar, parecia chamar mais a atenção.

Os desavisados pensaram que o pontinho reluzente era uma estrela, enquanto os mais afoitos tinham certeza que era o tal planeta Nibiru, que se aproximava. Entretanto, quem acompanha o Apolo11 já sabia do que se tratava e estava só esperando o momento do planeta Júpiter sumir atrás da Lua. E foi o que aconteceu.

Continua após a publicidade


Ocultacao de Jupiter pela Lua
Clique para ampliar

O gigante gasoso tocou a borda lunar às 21h05 BRST e durante alguns minutos pareceu mergulhar lentamente atrás do disco iluminado. Às 21h17 o planeta já estava totalmente oculto e assim permaneceu até às 22h03, quando emergiu novamente. Para delírio da galera e espanto dos desavisados!

Bons céus!

Veja mais fotos da ocultação


Fotos: No topo, emersão do planeta Júpiter após ocultação pela lua, em foto obtida com telescópio Newtoniano de 220 mm de abertura localizado na cidade de Araçatuba, SP. Crédito: Marco Antônio Coelho Goiato. Acima, foto tirada às19h53 na cidade de João Pessoa PB, com auxílio de máquina fotográfica com zoom óptico de 80X. Nas cidades do Nordeste Júpiter e a Lua foram observados bem próximos, mas sem ocultação. Crédito: Clóves Germano.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -