Terça-feira, 26 jun 2007 - 10h16
Quem olha para o horizonte oeste nestes dias, dificilmente vai ignorar o brilhante ponto que surge antes do pôr-do-Sol. Esse ponto é tão intenso que pode ser visto até mesmo durante o dia, algumas horas antes do astro-rei se despedir. Até parece uma estrela, vista em plena claridade, e por se parecer como tal deram-lhe até um nome: Estrela D´alva ou Estrela Vésper.
Na realidade, esse brilhante ponto no céu é o planeta Vênus, que depois do Sol e da Lua, é o objeto mais brilhante do firmamento. De fato, o brilho de Vênus é tão intenso que atualmente atinge 4.2 magnitudes negativas, quase 16 vezes mais forte que a estrela Sírius, a mais brilhante de todo o céu. Sem dúvida, olhar para Vênus é um deleite para muita gente, mas ver um alinhamento entre a estrela D´Alva com outro planeta, pode ser mais interessante ainda. E é isso o que vai acontecer no próximo sábado à noite, mas já pode ser acompanhado por quem quiser.
Repare que acima de Vênus um outro objeto pode ser visto facilmente. Este outro ponto luminoso é o planeta Saturno, que dia após dia parece se aproximar mais de Vênus. No sábado, ambos estarão praticamente colados um ao outro e os mais desavisados poderão até achar que vão mesmo se chocar. Antes que alguém pense isso, é importante informar que esse encontro é apenas aparente. Na realidade Vênus está a apenas 84 milhões de distância da Terra enquanto Saturno se localiza a quase 1.5 bilhões de quilômetros de nós. Entre eles a distância atual é de mais de 1.3 bilhões de quilômetros. O alinhamento deste sábado é apenas um fenômeno ótico e é ocasionado pela posição dos planetas envolvidos, Terra, Saturno e Vênus, dentro de suas órbitas. Um observador na Terra vê os dois planetas, e devido ao movimento da órbita parecem que estão se aproximando. No sábado, a distância angular entre Vênus e Saturno será de apenas 2 segundos de arco o que deverá proporcionar boas fotografias. Que tal fotografar a dupla e enviá-las para nós? Bons céus! Arte: No alto da página o gráfico mostra a posição dos planetas na noite de sábado, 30 de junho. Clique aqui para ver a animação do alinhamento. Acima, posição dos planetas dentro de suas órbitas. As distâncias não estão em escala e servem apenas para exemplificar. Se fosse colocado em escala, a órbita de Saturno ficaria tão distante que não poderia ser representada. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O tempo é só o que nos separa da morte" - Ernest Hemingway -