Procure no Apolo11
Sexta-feira, 9 mai 2014 - 10h10
Por Rogério Leite

Está chegando! Cometa Linear já está muito próximo da Terra

No dia 29 de maio o cometa 209P Linear atingirá seu ponto de maior aproximação, trazendo junto diversas esteiras de poeiras deixadas por ele no passado e que se chocarão contra a Terra. Desde 1983 um cometa não chegava tão perto do nosso planeta.

A última vez que 209P/LINEAR chegou perto da Terra foi em 10 de abril de 2009, passando a 38 milhões de km do planeta, mas agora essa distância será bem menor.

nO MOMENTO, 209P/LINEAR está a 28 milhões de km de distância e durante o momento da máxima aproximação em 29 de maio, chegará a apenas 8.5 milhões de quilômetros da Terra. Essa é a menor distância que um objeto desse tipo já chegou nos últimos 31 anos, quando o cometa IRAS-Araki-Alcock (C/1983 H1) fez um rasante a 4.6 milhões de km da superfície.

Continua após a publicidade


O cometa foi descoberto em fevereiro de 2004 pela equipe do Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR).

Orbita e aproximação do cometa 209P/Linear
Clique para ampliar

Sua órbita é inclinada em 21 graus e bastante elíptica. Quando está no ponto mais distante do Sol, o afélio, chega a mais de 750 milhões de km do astro-rei. No periélio, a menor distância do Sol, não passa de 136 milhões de km e invade as orbitas dos planetas interiores do Sistema Solar.

209P/LINEAR completa uma volta ao redor do Sol a cada 5.4 anos.

No dia da máxima aproximação o cometa poderá ser visto bem alto no céu a partir das 19 horas até se pôr no horizonte oeste próximo à meia-noite. A magnitude estimada em 29 de maio é de 11.0, o que o torna impossível de ser visto a olho nu, mas facilmente observável com auxílio de telescópios de pequeno e médio porte.


Chuva de meteoros
Se a magnitude elevada não permite a observação direta de 209P/LINEAR, o mesmo não se pode dizer dos agregados.

Os cálculos mostram que nos dias próximos à máxima aproximação, todas as partículas deixadas pelo cometa entre 1803 até 1924 cruzarão a orbita da Terra. De acordo com os pesquisadores Esko Lyytinen e Peter Jenniskens, isso causará uma forte chuva de meteoros visível na constelação da Girafa, com taxa estimada entre 100 e 400 meteoros por hora.

Sorte a dos observadores do hemisfério norte, pois essa constelação só é possível de ser vista acima do equador. A nós, resta esperar pelo cometa e ver as fotos da chuva de meteoros!


Bons céus!


Artes: O vídeo mostra a aproximação do cometa e passagem próxima da órbita da Terra. A ilustração destaca o momento da passagem. Crédito: Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -