Procure no Apolo11
Quinta-feira, 5 mai 2005 - 16h24

Estação Espacial poderá ser vista pela manhã em São Paulo

Nesta sexta-feira pela manhã os moradores de São Paulo poderão ver de perto a passagem da Estação Espacial Internacional - ISS - sobre a cidade.

Durante 10 minutos a gigantesca plataforma espacial cruzará a cidade no sentido oeste-leste e alcançará seu ponto de maior proximidade às 06h05, quando sua distância será de apenas 404 quilômetros da superfície.

A Estação deve surgir no horizonte às 06h00, do lado oeste, exatamente sobre o azimute 323 graus. A partir de então vai se aproximando gradativamente do observador paulista ao mesmo tempo que vai subindo mais sobre o horizonte. Às 06h05 atingirá a máxima altura no céu, com 76 graus de elevação, para logo em seguida rumar em sentido leste, baixando gradativamente sua altura com relação ao horizonte. Às 06h10 o complexo espacial se põe abaixo da linha do horizonte, sob o azimute 138 graus.

Para o observador na capital paulista, a imagem da estação cruzando a capital a 362 quilômetros de altitude vai parecer como uma estrela cadente movendo-se com precisão.

Continua após a publicidade


Para que qualquer satélite seja visível é necessário que os raios solares não interfiram na observação, mas que iluminem fortemente o satélite, que naquele momento cruza o fundo escuro do céu. Normalmente é possível ver satélites sempre que o sol esteja até um máximo de 25 graus abaixo do horizonte.

Naturalmente a estação só será visível se as condições do tempo permitirem.

Outra experiência muito interessante é captar sinais da estação.
Se você possui um pequeno rádio de VHF, experimente sintonizar a freqüência de 145.800 mHz. Você poderá ouvir os sinais da estação de PBBS (Packet Bulletin Board Sistem) a bordo da ISS. Esses sinais permitem que radiomadores possam trocar mensagens com os astronautas e com outros radiomadores de outras partes do mundo, através de um sistema conhecido como Packet-Radio.

Rastreie a estação


DVD Imax - Uma Aventura no Espaço
O documentário mostra o cotidiano de astronautas em um ônibus espacial na órbita terrestre. Deste ponto de vista, foram captadas imagens da Cordilheira dos Andes, da "bota" da Itália, do Egito e do Rio Nilo. Há ainda cenas inéditas de reparos em um satélite e o primeiro passeio pelo espaço de uma mulher americana.

Esse DVD, de excelente qualidade, retrata a beleza de nosso planeta mostrando a Terra vista do espaço.

O som e as imagens são indiscutivelmente excelentes e de extraordinária qualidade.
COMPRE

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -