Quinta-feira, 5 mai 2005 - 16h24
Estação Espacial poderá ser vista pela manhã em São Paulo
Nesta sexta-feira pela manhã os moradores de São Paulo poderão ver de perto a passagem da Estação Espacial Internacional - ISS - sobre a cidade.
Durante 10 minutos a gigantesca plataforma espacial cruzará a cidade no sentido oeste-leste e alcançará seu ponto de maior proximidade às 06h05, quando sua distância será de apenas 404 quilômetros da superfície. A Estação deve surgir no horizonte às 06h00, do lado oeste, exatamente sobre o azimute 323 graus. A partir de então vai se aproximando gradativamente do observador paulista ao mesmo tempo que vai subindo mais sobre o horizonte. Às 06h05 atingirá a máxima altura no céu, com 76 graus de elevação, para logo em seguida rumar em sentido leste, baixando gradativamente sua altura com relação ao horizonte. Às 06h10 o complexo espacial se põe abaixo da linha do horizonte, sob o azimute 138 graus. Para o observador na capital paulista, a imagem da estação cruzando a capital a 362 quilômetros de altitude vai parecer como uma estrela cadente movendo-se com precisão.
Para que qualquer satélite seja visível é necessário que os raios solares não interfiram na observação, mas que iluminem fortemente o satélite, que naquele momento cruza o fundo escuro do céu. Normalmente é possível ver satélites sempre que o sol esteja até um máximo de 25 graus abaixo do horizonte. Naturalmente a estação só será visível se as condições do tempo permitirem. Outra experiência muito interessante é captar sinais da estação. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A origem da ação é a falta de fantasia; é a última saída para aqueles que não sabem sonhar." - Oscar Wilde -