Segunda-feira, 23 jan 2006 - 06h37

Estação Espacial visível sobre São Paulo nesta segunda-feira !

Se as condições meteorológicas permitirem, os moradores da capital paulista poderão ver um interessante espetáculo no céu nesta segunda-feira.

Movendo-se a 28 mil km/h, a Estação Espacial Internacional ISS poderá ser vista durante aproximadamente 10 minutos cruzando os céus da cidade logo após o pôr-do-sol.

A ilustração acima mostra como será a passagem da ISS sobre São Paulo. Clique para animar !

Olhando em sentido noroeste, em direção ao azimute de 328 graus, a ISS estará visível a partir das 19h55, quando estará a 38 graus de elevação acima do horizonte. Continuando sua trajetória, a Estação Espacial continuará a se aproximar até atingir a máxima elevação prevista de 46 graus. Às 19h56 sua distância será de apenas 402 km da cidade e sua altitude de 346 km.

A partir deste momento a ISS segue em sentido sudeste por mais alguns minutos até se pôr no horizonte às 20h01.

Apesar de ser um objeto de grande porte, para um observador situado em terra o deslocamento da Estação Espacial será parecido ao de uma estrela cadente, de movimento preciso e constante.

Para que um satélite seja visível no espaço, é necessário que seja noite no local de observação e que os raios de sol ainda o estejam iluminando muitos quilômetros acima da atmosfera.

Na animação, a região mais escura mostra os locais onde já é noite enquanto na divisão mais clara o sol ainda se faz presente. Em um programa de rastreio, a linha que divide o dia da noite se chama "Greyline"(terminador). Observe que é noite quando a ISS passa sobre São Paulo.

A linha circular azul é chamada de "footprint" e mostra o que você veria se estivesse a bordo da Estação Espacial.


  • Rastreie a estação
  • Últimas Notícias

  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

    "O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy