Procure no Apolo11
Quinta-feira, 25 ago 2022 - 11h31
Por Rogério Leite

Estranha mancha passeia na superfície solar e intriga os pesquisadores

Um tipo de mancha solar extremamente rara está despontando no limbo sudeste do Sol e chamando a atenção dos cientistas do clima espacial. A mancha tem características magnéticas totalmente diferentes das tradicionais e pode indicar alguma alteração na dinâmica da estrela.

Mancha AR3088 tem características magnéticas ortogonais em relação ao equador do sol.
Mancha AR3088 tem características magnéticas ortogonais em relação ao equador do sol.

Batizada provisoriamente de AR3088 (Região Ativa 3088), a mancha surgiu recentemente no limbo sudeste do Sol e de acordo com dados registrados pelo Observatório Espacial da Dinâmica Solar, SDO, os polos magnéticos desta mancha estão invertidos.

De acordo com a lei de Hale, que define as tendências das regiões ativas do Sol, os polos magnéticos de uma mancha solar "normal" são organizados de modo que o lado positivo fique voltado ao lado leste (esquerda do Sol) e o negativo voltado ao lado oeste (direita do Sol). No entanto, no caso de AR3088 os polos estão rotacionados em 90 graus, com o lado positivo voltado em direção ao norte da estrela (para cima) e o negativo voltado para o sul.

Continua após a publicidade


Em outras palavras, essa é uma mancha extremamente rara, de características magnéticas ortogonais em relação ao equador do sol.

Ainda não é possível saber como essa mancha vai se comportar nos próximos dias, mas à medida que o Sol rotaciona e mais dados são coletados, será possível acompanhar e entender melhor a dinâmica dessa feição. Entretanto, uma característica tão estranha pode significar alguma mudança, mesmo que sutil, no dínamo solar que ainda precisa ser investigada.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -