Segunda-feira, 13 jan 2020 - 11h22
Por Rogério Leite
Estrela Betelgeuse enfraquece visivelmente e muitos pensam que vai explodir. Será?
Se você está chegando de férias agora, provavelmente ainda não sabe, mas a gigantesca estrela Betelgeuse perdeu muito brilho nos últimos meses e isso fez bastante gente acreditar que ela pode explodir em uma supernova a qualquer momento. Isso é possível?
![]() Imagens registradas pelo astrofotógrafo Brian Ottum mostram a diminuição de brilho de Betelgeuse. Do lado esquerdo vemos a estrela em fevereiro de 2016 e do lado direito Betelgeuse em 31 de dezembro de 2019. Crédito: Brian Ottum. Localizada a 642 anos-luz da Terra, Betelgeuse é uma das duas estrelas mais brilhantes da constelação de Orion, em cujo centro se localizam as conhecidas "Três Marias". Classificada como uma supergigante vermelha, a estrela tem um diâmetro estimado em 1,2 bilhão de quilômetros, quase 1400 vezes o diâmetro do Sol, além de ter massa 12 vezes maior. No entanto, enquanto nosso Sol ainda é uma estrela de meia idade, com 4.5 bilhões de anos, Betelgeuse já é uma anciã próxima ao fim da vida, com apenas cerca de 10 milhões de anos. Estrelas supergigantes como Betelgeuse esgotam muito rapidamente seu combustível termonuclear e nos momentos finais de sua existência explodem de forma incrivelmente brilhante, em um evento chamado "supernova". Antes disso, porém, a supergigante diminui fortemente de brilho, exatamente como está acontecendo com Betelgeuse.
O ciclo principal do brilho de Betelgeuse é de 5.9 anos e dentro desse ciclo há vários outros ciclos menores, muitos deles variáveis. Assim, o enfraquecimento atual de Betelgeuse pode ter como causa o alinhamento de vários ciclos.
![]() Carta celeste mostra a estrela Betelgeuse dentro da constelação de Orion, em 12 de janeiro de 2020. Crédito: Apolo11.com.
Além disso, na história da observação de supernovas não há precedentes para que o fim da vida de uma estrela supergigante seja precedido por um escurecimento de seu brilho. Isso nunca foi observado diretamente, embora não possa ser descartado. Vale lembrar também que a previsão de supernovas não é uma ciência exata, sem erros, por isso não se pode afirmar que Betelgeuse não explodirá amanhã, embora isso seja bastante improvável. Para ser mais preciso, a explosão pode até mesmo já ter acontecido há 642 anos e sua luz pode estar prestes a chegar à Terra. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A História não passa de um quadro dos crimes e dos infortúnios" - Voltaire -