Procure no Apolo11
Terça-feira, 14 jul 2009 - 10h50

Estudo avalia efeitos de campos magnéticos na saúde humana

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em conjunto Faculdade de Saúde Pública do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), trouxe à tona uma questão preocupante.

Mais de 150 mil moradores da capital paulista estão expostos a campos magnéticos gerados por linhas de transmissão aérea de energia elétrica em níveis que podem provocar riscos à saúde humana.

Foram avaliados campos magnéticos iguais ou maiores a 0,3 microtesla, valor apontado como de risco. O estudo analisou cerca de 572 quilômetros de linhas de transmissão da cidade com a ajuda de mapas e sistemas de informações geográficas.

Continua após a publicidade


Segundo o levantamento, os campos magnéticos formam um corredor abrangendo uma área de 25 quilômetros quadrados. Alguns corredores apresentaram entre 50 a 130 metros de largura.

A população que vive nos corredores corresponde a 1,4% da população de São Paulo, em 1,3% dos domicílios da cidade. Os dados foram obtidos com base no censo demográfico do ano 2000.

A pesquisa também constatou que a população exposta as áreas de alto campo magnético possuem renda e nível de escolaridade mais baixo. Quase 48% tem menos de cinco anos de estudo e a renda familiar é inferior a dois salários mínimos.

Os danos à saúde foram avaliados e resultados indicaram que o risco de câncer entre pessoas com mais de 40 anos é maior em áreas situadas a 50 metros das linhas de transmissão.

"Ainda não há consenso de que os campos magnéticos causam câncer, mas existem suspeitas em relação à ocorrência de leucemia em crianças”, afirma o pesquisador e geógrafo Mateus Habermann, autor do estudo.

Todo trabalho foi financiados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as conclusões encaminhadas para as concessionárias de serviços de eletricidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -