Procure no Apolo11
Segunda-feira, 23 nov 2009 - 07h15

Estudo: degelo começa ser observado na Antártida Oriental

O aquecimento global e suas consequências parecem avançar mais rápido do que as previsões dos especialistas. Um estudo publicado pela revista científica Nature revela que o degelo dá sinais na imensa Antártida Oriental, onde está localizado o Polo Sul geográfico da Terra.


Clique para ampliar

O continente antártico é dividido em Ocidental e Oriental por uma extensa cadeia de montanhas denominada “Montanhas Transantárticas”. A parte Oriental é a maior e corresponde a 70% do continente. É coberta por um extenso e espesso manto de gelo na qual se encontra a maioria das geleiras do planeta.

Em 1911, o norueguês Roald Amundsen e mais quatro companheiros foram os primeiros homens a pôr os pés no Polo Sul, no coração da Antártida Oriental.

Continua após a publicidade


A parte Oriental do continente sempre pareceu mais resistente que a Ocidental, mas pesquisadores da Universidade do Texas (EUA) constataram alterações significativas na região. Os estudiosos observaram que a camada de gelo da plataforma da Antártida Oriental começou a perder espessura há três anos.

O satélite Grace monitora todas as alterações na massa da placa de gelo do continente. Dados coletados evidenciam que o ritmo de perda de massa de gelo na zona ocidental foi de 132 km³ ao ano, entre 2002 e 2009. De acordo com os especialistas, nenhuma grande surpresa.

Já o manto de gelo das zonas litorâneas da Antártida Oriental vem perdendo 57 km³ por ano desde 2006, dando um salto se comparada à estabilidade que antes era observada nesta parte do continente.

Entretanto, os cientistas contam com uma grande margem de erro e por isso as pesquisas futuras vão precisar ser rigorosas nos detalhes. A investigação sobre as alterações do clima na região interessa a todo planeta.



Arte: Mapa da Antártida mostra diversos pontos geográficos localizados nas regiões Ocidental e Oriental do continente. Crédito: Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -