Sexta-feira, 16 set 2005 - 08h59

Estudo indica aumento na quantidade e força dos furacões

Um estudo divulgado divulgado ontem no site da revista científica Nature mostra que a quantidade e a força dos furacoes de categorias 4 e 5 vem de fato aumentando nos últimos anos.

O trabalho divulgado envolveu diversos pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Atlanta, na Geórgia, e do Centro Nacional de Investigação Atmosférica da Universidade de Boulder, no Colorado e analisou os ciclones desde que eles começaram a ser registrados por satélite, há 35 anos.

Segundo os cientistas, entre 1990 e 2004 houve 269 furacões, contra 171 registrados no mesmo período, entre 1975 e 1989.


Aquecimento global
Segundo Peter Webster, um dos pesquisadores, a intensidade do furacão Katrina – que devastou a cidade de Nova Orleans em agosto, "está de acordo com a tendência identificada".

O estudo também deve acirrar o debate sobre o aquecimento global e a sua influência no clima do planeta.

Ainda de acordo com Webster, é muito cedo para estabelecer uma relação direta entre a ocorrência de furacões devastadores e o aquecimento global, mas confirmou a ligação entre a temperatura da água do oceano e a formação dos ciclones.

Esse aumento de intensidade é provavelmente devido ao resultado do aumento da temperatura da superfície do mar (TSM) e que esse aumento é uma consequencia do aquecimento global".

O estudo também conclui que o maior aumento se deu nos oceanos Pacífico e Índico. O oceano Atlântico também registrou um aumento na quantidade de furacões, mas em menor escala.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax