Procure no Apolo11
Segunda-feira, 15 dez 2008 - 10h40

Estudo mostra o rápido aumento de acidez em oceanos

Um estudo publicado pela Academia Nacional de Ciências (National Academy of Sciences), dos Estados Unidos, revelou que o aumento do nível de dióxido de carbono na atmosfera pode tornar os oceanos mais ácidos com maior rapidez.

Cientistas medem desde 2000, a acidez da água do mar em torno da illha de Tattosh, no litoral de Washington. O resultado foi que a acidez nas águas temperadas cresceu dez vezes mais rápido que do os modelos climáticos previam.

Continua após a publicidade


O dióxido de carbono da atmosfera se dissolve nos oceanos e se transforma em ácido carbônico, nocivo à vida marinha. Conchas e esqueletos de muitas espécies marinhas, como corais, ouriços-do-mar e algas rígidas, começam a ser corroídos.

"O aumento da acidez que observamos durante o estudo foi quase da mesma magnitude que esperávamos para o decorrer do próximo século" disse o co-autor do estudo Timothy Wootton, biólogo marinho da Universidade de Chicago.

Segundo o estudo, o aumento das emissões de dióxido de carbono de atividades humanas elevou em 30% a acidez dos oceanos nos últimos 200 anos.

Além do desequilíbrio do ecossistema com perdas irreversíveis, no plano econômico a situação também é preocupante.

Uma mudança no ecossistema costeiro provocada pela acidez pode resultar em desastre para o setor de frutos do mar, que depende de mexilhões e outras espécies, alertou Wootton. As pequenas mudanças podem se ampliar com o tempo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -