Terça-feira, 31 jan 2006 - 06h48
De acordo com estudo realizado pelo governo inglês, o aumento das concentrações de gases responsável pelo efeito estufo pode ter um impacto bem maior do que se supunha.
O relatório informa que existe somente uma pequena chance de que as emissões de gases sejam de fato mantidas sob controle. "Fica claro pelo trabalho apresentado que os riscos de mudança climática podem ser maiores do que pensávamos", disse o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, durante a apresentação do relatório. De acordo com Blair, está bem claro que que a emissão dos gases, aliada à industrialização e crescimento econômico de uma população mundial que aumentou seis vezes em 200 anos, está provocando o aquecimento global a um ritmo insustentável.
Ainda de acordo com Hare, na faixa entre 1º C e 2º C, os riscos em todas as regiões aumentam significativamente e são substanciais em nível regional. Acima de 2º C, os riscos aumentam muito, envolvendo potencialmente um grande número de extinções ou mesmo colapso de ecossistemas, grande aumento de riscos de escassez de água e fome, bem como prejuízos socioeconômicos, particularmente em países em desenvolvimento. Hare explicou que se a temperatura subisse aproximadamente 2º C, já seria suficiente para iniciar o derretimento da camada de gelo da Groenlândia, o que poderia causar, a longo prazo, o aumento do nível do mar em 7 metros. Segundo os pesquisadores, essa mudança de temperatura seria suficiente para provocar diversos impactos, entre eles: - Queda nos rendimentos de plantações do mundo desenvolvida e em desenvolvimento, LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se pudesse receber de volta a taxa de inscrição, eu pediria demissão da raça humana" - Red Allen - comediante -