Procure no Apolo11
Terça-feira, 26 set 2006 - 06h46

Estudo mostra que a Terra nunca esteve tão quente

Nos últimos 30 anos, a temperatura da Terra cresceu 0.2 graus centígrados por década, chegando a níveis incomparáveis nos últimos milhares de anos. Esse aquecimento acelerado já afeta plantas e animais.

Liderado pelo cientista James Hansen, do Instituto Goddard para Estudos Espaciais, da Nasa, o estudo foi publicado esta semana pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os dados divulgados mostram que a temperatura do planeta nunca esteve tão alta desde o período interglacial, que começou há 12 mil anos.

Continua após a publicidade


Segundo os pesquisadores, na segunda metade do século XX, 1700 espécies de insetos, plantas e outros animais deslocaram-se em direção aos pólos a uma razão de 6500 metros por década.

Nas altas latitudes norte, o aqueciment tem sido mais expressivo. Ali o derretimento da neve e do gelo expõe o mais fortemente o solo e as rochas abaixo, que absorvem mais calor.

A nota emitida por Hansen diz que "essa evidência indica que estamos chegando perto de um nível perigoso de poluição causada pelo homem".

O aquecimento global praticamente não é questionado pelos especialistas, mas alguns grupos de estudiosos colocam em dúvida suas reais causas. Décadas atrás, Hansen foi quem primeiro deu o alerta sobre os perigos da mudança climática, e agora afirma que os gases do efeito estufa se tornaram o fator de mudança dominante.

As pesquisas de Hansen mostram que o recente aquecimento põe a temperatura global a apenas 1º C da máxima do último milhão de anos.

"Se um maior aquecimento global atingir 2ºC ou 3ºC, sem dúvida testemunharemos mudanças que farão da Terra um planeta bem diferente do que conhecemos atualmente", disse Hansen.

Foto: O derretimento da neve e do gelo expõe o mais fortemente o solo e as rochas abaixo, que absorvem mais calor.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -