Procure no Apolo11
Segunda-feira, 21 set 2009 - 07h19

Estudo mostra que grandes deltas de rios estão afundando

Deltas de rios no mundo podem estar cada vez mais vulneráveis à atividade humana, concluiu um estudo liderado pela Universidade do Colorado, em Boulder (EUA). 85% dos deltas existentes passaram por severas enchentes recentemente.

Em 2007, o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas já havia concluído que deltas de rios estão ameaçados em razão das projeções do aumento do nível do mar. A consequência direta seria grandes inundações colocando em risco cerca de 500 milhões de pessoas que hoje, vivem próximas à foz de rios.

Entretanto, o novo estudo indica que outros fatores estão contribuindo para afundar de maneira significativa deltas de rios no planeta, além das alterações climáticas globais.

Foz de rios na Ásia e na Índia estão sofrendo ações diretas de sedimentos depositados de reservatórios e barragens, causados pela extração de água subterrânea e gás natural.

O estudo que 24 de 33 grandes deltas no mundo tiveram graves inundações nos últimos anos, resultado do depósito de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados de terra.

Continua após a publicidade


Autores do estudo alertam que a inundação de deltas no mundo poderia aumentar em 50% as atuais projeções do aumento do nível do mar em cerca de 18 cm até o final do século.

A inundação irá aumentar caso os sedimentos por barragens e outros projetos de desvio de água persistir, diz o estudo. "Este estudo mostra que há uma série de fatores induzidos pelo homem, que já causa a inundação de deltas muito mais rapidamente do que poderia ser explicado pelo nível do mar sozinho”, afirma Albert Kettner, co-autor do estudo.

O trabalho foi publicado neste domingo (20) pela revista Nature Geoscience.

Foto: Imagem capturada pelo ônibus espacial Endeavour mostra o delta do rio Pearl, na China, com as áreas abaixo do nível do mar destacadas na cor púrpura. Crédito: NASA, CSDMS, University of Colorado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.


Quarta-feira, 28 fev 2024 - 10h18
Terça-feira, 13 fev 2024 - 23h00


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A maldição do fatalismo reside no fato de que basta acreditar nele para que ele se torne real" - Roger Garaudy -