Procure no Apolo11
Sexta-feira, 2 out 2009 - 11h24

Estudo pode ajudar especialistas na previsão de terremotos

É possível prever um terremoto? Teoricamente não, mas especialistas acabam de divulgar um estudo que pode ajudar numa tentativa de prever abalos sísmicos.

Terremotos são causados por um deslizamento repentino em uma falha nas várias placas tectônicas na crosta terrestre, resultado do acumulo de forças que fazem com que essa falha ceda e gere o tremor.

O novo estudo é voltado justamente a para a medição da força das falhas de um terremoto. Segundo o cientista que liderou o estudo, Taka'aki Taira, da Universidade da Califórnia (EUA), os especialistas ainda não foram capazes de medir a força de uma falha diretamente, mas já existem avanços.

Taira e sua equipe analisaram 20 anos de dados em Parkfield, que fica na falha de San Andreas, entre Los Angeles e São Francisco. Essa é a área de terremotos mais estudada no mundo.

Continua após a publicidade


Foram detectados pequenos tremores se repetindo ao longo da falha três meses antes do forte terremoto de magnitude 9 atingir a região de Sumatra em dezembro de 2004, que gerou o tsnumi numa das maiores tragédias naturais da história.

Resultados similares também foram observados depois dos tremores de magnitude 7,3 de Landers em 1992, que sacudiram o deserto do sul da Califórnia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -