Procure no Apolo11
Terça-feira, 1 mar 2005 - 08h26

Estudo propõe invisibilidade de objetos

Dois cientistas da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, encontraram uma forma de, teoricamente, tornar um objeto invisível. Andrea Alù e Nader Engheta propõem a criação de uma espécie de "cobertura" de invisibilidade usando alta tecnologia, que faria com que qualquer coisa dentro dela parecesse quase transparente.

Para obter este efeito, eles utilizariam as propriedades existentes em minúsculas vibrações eletrônicas na superfície de alguns metais. Isso "neutralizaria" a luz visível e outras radiações emitidas por objetos.

Segundo a revista Nature, onde o estudo foi noticiado, o conceito básico é reduzir a dispersão da luz.

"Nós vemos os objetos porque a luz se reflete a partir deles. Se essa dispersão de luz for impedida, eles se tornariam invisíveis", explica o artigo na revista.

Continua após a publicidade


A cobertura de invisibilidade dos pesquisadores suprime essa dispersão ao vibrar em harmonia com a luz que ilumina o objeto. Assim, o que quer que esteja no fundo se refletiria na frente de forma ininterrupta e o observador não perceberia que há um obstáculo à sua frente.

De acordo com artigo na revista Nature, onde as proposições de Alù e Engheta foram publicadas, "sua idéia ainda é apenas uma proposta neste estágio, mas não viola, obviamente, nenhuma das leis da física".

A ficção vem explorando a idéia de invisibilidade há muito tempo. Na série de televisão Jornada nas Estrelas, encontrou-se uma forma de se ocultar espaçonaves ao simples toque de um botão, para enganar os inimigos. O aprendiz de mago Harry Potter é outro personagem que usou a invisibilidade, obtida através de uma capa mágica que ele ganhara de presente.

Na realidade, já se tentou tornar objetos invisíveis através do uso do "princípio do camaleão", quando uma tela tem uma cor que é semelhante à do fundo, criando um efeito de camuflagem.

Segundo a Nature, o inventor americano Ray Alden propôs um sistema de detectores e emissores de luz que projetam uma réplica da cena que aparece atrás de um objeto.

Pesquisadores da Universidade de Tóquio estão trabalhando em um tecido de camuflagem que usa um princípio semelhante em que a cena de fundo é projetada sobre contas que refletem luz presentes no material.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -