Terça-feira, 24 mar 2020 - 10h29
Por Rogério Leite

Estudo revela quanto tempo o coronavirus permanece ativo

Uma série de pesquisas feitas por cientistas britânicos revela o tempo que o vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, permanece ativo no ar e também em diversos tipos de superfícies. O resultado pode explicar porque a transmissão deste novo vírus é altamente eficaz.

Coronavirus em imagem feita por microscópio eletrônico. O nome 'coronavirus' vem da aparência do halo externo, em forma de corôa.
Coronavirus em imagem feita por microscópio eletrônico. O nome 'coronavirus' vem da aparência do halo externo, em forma de corôa.

Uma das pergunta que mais preocupa as agências de saúde e cientistas nos últimos tempos é quanto tempo o SARS-CoV-2 pode sobreviver no ar e nas superfícies. Essa resposta pode ser crucial para o desenvolvimento de métodos que possam interromper a disseminação, que atualmente são baseadas nos resultados do SARS-CoV-1, o coronavírus responsável pela pandemia de SARS no início dos anos 2000.

O que sabe é que o vírus pode ser transmitido através das gotículas no ar e pelo toque em superfícies contaminadas, por isso é importante implementar o distanciamento físico de pelo menos 1 metro e lavar sistematicamente as mãos.

Atividade do SARS-CoV-2
Agora, um novo estudo, publicado pelo The New England Journal of Medicine revelou a estabilidade desses dois vírus, ou seja, a capacidade que esses patógenos têm em sobreviver em superfícies variadas, em cinco condições ambientais encontradas em ambientes cotidianos domésticos ou hospitalares: plástico, aço inoxidável aço, cobre e papelão. O estudo também descobriu quanto tempo eles podem permanecer infecciosos no ar suspenso em aerossóis.

De acordo com o paper, os vírus podiam ser detectáveis no cobre até quatro horas após serem contaminados e até 24 horas no papelão. Os dois vírus ainda foram detectados no plástico e no aço inoxidável até dois a três dias depois.

O resultado dos experimentos confirmam trabalhos anteriores já realizados sobre outros tipos de coronavírus.

Transmissão casual
De acordo com o professor de ecologia e biologia evolutiva James Lloyd-Smith, coautor do estudo e ligado à Universidade da Califórnia, esse vírus é transmissível por meio de contatos relativamente casuais, o que dificulta a sua contenção. "Se você estiver tocando objetos que outra pessoa manipulou recentemente, saiba que eles podem estar contaminados. Lave as mãos", alertou Lloyd-Smith.


Tempo de vida no ar
O estudo também analisou a suspensão do patógeno no ar, produzindo aerossóis contaminados através de nebulizadores. No experimento os pesquisadores descobriram que, nessas condições, o vírus permanece no ar e é detectável por até três horas. Embora esse dado possa parecer alarmante, especialistas não envolvidos no estudo disseram que o equipamento usado para o experimento, os nebulizadores, não replicam de forma ideal o modo como os humanos espalham o vírus.

“Os autores usaram um nebulizador para gerar aerossóis do vírus. No entanto, o COVID-19 é principalmente uma infecção por espalhamento de gotículas, portanto os aerossóis não são um modelo de transmissão particularmente válido”, afirmou Paul Hunter, professor de medicina da Universidade de East Anglia.

Segundo Hunter, as gotas caem do ar rapidamente quando comparada aos aerossóis e, portanto, o risco ao ficar a cerca de um metro de uma caixa ou de tocar as superfícies nas quais essas gotículas se depositaram permanece. "Meu conselho é não se aproximar muito dos casos possíveis e lavar as mãos regularmente, principalmente depois de tocar as superfícies antes de tocar em seu próprio rosto”.


Recomendações Básicas
Como demonstrou o experimento, o SARS-CoV-2 é um vírus bastante resistente, permanecendo ativo no plástico e no aço inoxidável por até quatro dias e no papelão por até 24 horas.

Evitar tocar as superfícies e o rosto não é fácil, já que são movimentos involuntários. Assim, é importante manter-se vigilante para manter a boa higiene, lavar as mãos regularmente com sabão ou detergente e usar desinfetante para limpar as superfícies.

se precisar sair de casa, mantenha uma distância física de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Na rua, utilize o álcool gel no caso de tocar em objetos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.









Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2020

"Às vezes, quando pensamos caçar, nós é que estamos sendo caçados" - Provérbio espanhol -