Procure no Apolo11
Quinta-feira, 14 dez 2006 - 08h12

Explosões solares continuam e devem atingir a Terra hoje à tarde

A violenta explosão solar ocorrida na madrugada de ontem, próximo à regiao da mancha 930, produziu uma intensa e rápida ejeção de massa coronal que deve atingir as altas camadas da atmosfera terrestre já na tarde de hoje.

Os primeiros sinais da intensa explosão deverão ser percebidos a partir das 16h00 (Hora de Brasília). Entre eles estão as severas tempestades geomagnéticas e prováveis blackouts em comunicações via satélite e ondas curtas, além de disturbios em equipamentos de localização.

A intensidade da explosão, também chamada de flare solar,atingiu a categoria R3 (forte), e ocorreu na quarta-feira (13) às 00h40 . No último dia 5 de dezembro, outra explosão, também de nível R3, causou anomalias em diversos sistemas satelitais, principalmente nos dispositivos de orientação.

Continua após a publicidade


Durante as últimas 24 horas foram detectadas novas explosões, também provenientes da região da mancha 930, e deverão atingir as altas camadas da atmosfera dentro das próximas 48 horas (foto acima).

A mancha solar 930, responsável pela violenta atividade solar registrada, esteve inativa nos últimos 5 dias. Devido a rotação do Sol, a mancha está agora diretamente voltada para a Terra e qualquer explosão nesta áera terá grande impactoem nossa atmosfera.

Durante os próximos 5 dias, as empresas que podem ter seus produtos impactados por atividades solares devem monitorar de perto a atividade solar, principalmente as concessionárias de distribuição de energia elétrica, radiolocalização e comunicações via satélite.

De acordo com dados recebidos nesta manhã, e disponibilizados em nossa página de Atividades Solares, existem 60% de probabilidade de ocorrência de tempestades solares moderadas de Classe M e 35% de tempestades intensas de Classe X.

As auroras, diretamente ligadas às tempestades solares, também deverão nas latitudes elevadas.


Existe riscos ?
As tempestades solares são normais, mas as de alta intensidade são mais raras.

Blackouts de radiocomunicação não significa que não será mais possível ouvir rádio, tv, etc.

Algumas freqüências, principalmente aquleas usadas nas comunicações à longa distância, são muito sensíveis às partículas solares, . Experimente sintonizar um receptor de ondas curtas nas freqüências ao redor de 29 mhz após as 16 horas. O ruído será muito grande, tornado impossível captar as estações mais distantes.

O fenômeno será percebido em todo o mundo, mas dependendo de qual região do globo receber mais as emissões solares, maiores serão os efeitos percebidos.

Anualmente as explosões solares são responsáveis por aproximadamente 1 bilhão de dólares em prejuízos e quem mais sofre com essas perdas são as concessionárias de energia elétrica e equipamentos de satélites, que por estarem em órbita ,não recebem a proteção da camadas mais altas da atmosfera, que bloqueiam as partículas solares, principalmente os raios-x.

Para o cidadão comum os efeitos não serão notados, a não para aqueles que trabalhem com equipamentos de radiocomunicação à longa distância, sistemas de radiolocalização ou atuem no ramo de geração e distribuição de energia elétrica.

Fotos: As imagens captadas pelo satélite de observação solar SOHO mostram a intensa atividade solar registrada nos últimos dias. Na imagem em verde, vemos o exato momento em que ocorreu a explosão do dia 13. Na animação em vermelho, captada no dia 14 pelo instrumento Lasco C2, mostra que as explosões continuam ocorrendo. As imagens LASCO (Large Angle Spectrometric Coronagraph) permitem analisar em tempo real a coroa solar, bloqueando o brilho do astro com um anteparo e criando um eclipse artificial dentro do telescópio a bordo do satélite. A posição do disco solar é indicada na imagem pelo pequeno circulo branco.

Saiba mais sobre as explosões solares

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -