Sexta-feira, 19 out 2007 - 09h43
Que todo brasileiro é apaixonado por Formula 1 todo mundo sabe. Afinal, foram tantas vitórias, que a maioria de nós nem sabe dizer quantas. Mas o maior momento para o torcedor brasileiro acontece quando a corrida é disputada no Brasil. Alguns torcedores nem dormem esperando o dia dos treinos e da corrida.
E quando brasileiro fala de Fórmula 1 no Brasil, logo lembramos de Interlagos, um dos mais belos autódromos do mundo, localizado na Zona Sul de São Paulo e que neste final de semana será o palco da final do campeonato de 2007. Para satisfazer um pouco mais os usuários do Apolo11, que afinal também são torcedores, estamos apresentando um pouco da história do GP e como era de se esperar, as imagens de satélite do autódromo, captadas pelos satélites Ikonos e Quickbird. As imagens são interativas. Você pode se movimentar e ampliar a cena usando o aplicativo Satmap.
Todos sabem que é impossível falar de Interlagos sem citar Emerson Fittipaldi, considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos. O "Rato", como era carinhosamente conhecido, foi bi-campeão mundial da categoria e subiu ao pódio de Interlagos por três vezes, em 1973 e 1974. Em 1975 foi a vez de outro brasileiro, José Carlos Pace, o "Moco", levar a taça de campeão. Interlagos só veria outro brasileiro subir ao pódio em 1991. E esse a maioria de nós se lembra bem: Airton Senna da Silva, três vezes campeão mundial. Senna voltou a vencer em Interlagos em 1993. Depois disso as bandeiras verde e amarelo foram recolhidas para só voltarem a tremular 13 anos depois, quando Felipe Massa cruzou a linha de chegada em 2006.
Rubens Barrichelo, nosso "Rubinho", também marcou presença em Interlagos, estabelecendo a volta mais rápida da pista até o presente momento, marcando 1'10.229. No entanto, o maior vencedor de Interlagos é nada menos que Michael Schumacher. O alemão, hepta-campeão mundial, ergueu a taça de vencedor do GP do Brasil por quatro vezes, a última em 2002. Aí não tem jeito. Não existe Lei Federal capaz de deter o maior piloto de todos os tempos. Em 1967, Interlagos foi fechado para reformas e só foi reaberto em 1970, para a realização de uma das provas do campeonato mundial de Fórmula Ford. Em 1972 recebeu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e até 1980 foi palco das disputas da categoria, com exceção de 1978, quando a corrida foi disputada no Rio de Janeiro. Durante nove anos, de 1981 a 1989, todos os grandes prêmios foram disputados no Rio de Janeiro, no autódromo de Jacarepaguá. Em 1985, o Autódromo de Interlagos foi batizado "Autódromo José Carlos Pace" em homenagem ao piloto brasileiro vencedor em 1975 e falecido dois anos depois, em um acidente aéreo em São Paulo. Em 1989, a Prefeitura de São Paulo iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil. Iniciou-se então uma grande reforma que mudaria completamente o traçado da pista e em 1991 as corridas voltaram a ser realizadas em Interlagos onde continua até hoje. No topo, Aplicativo satmap permite navegar pela imagem do autódromo. Na seqüência, o gráfico mostra as principais curvas e retas de interlagos. Acima, José Carlos Pace, o Moco, vencedor de interlagos em 1975 e falecido em 1977. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O vinho é o leite dos adultos" - Basançon -