Procure no Apolo11
Sábado, 26 dez 2009 - 10h45

Falta de neve afetará setor de turismo em diversos países

O paraíso turístico dos Alpes europeus poderá ser reduzido pela metade antes de 2050 estima a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A projeção de elevação mínima de temperatura em um grau e meio do planeta vai refletir diretamente na preciptação de neve na região. Serão cerca de cem dias de neve a menos no ano nos Alpes que abrangem a Suíça, Itália, França e Áustria.

Efeitos do Clima: Estação de esqui na Suíça

Das 230 estações de esqui que operam hoje nos Alpes suíços, menos da metade estará em operação entre os anos de 2030 e 2050.

O turismo leva por ano a região de 60 milhões a 80 milhões de pessoas e a economia de muitas cidades depende do setor. Na Suíça, por exemplo, a perda poderia chegar a US$ 1,6 bilhão por ano com a redução significativa dos turistas.

Continua após a publicidade


Estações que ficam abaixo de 1.500 metros de altitude já sofrem retaliações dos bancos suíços, que têm negado crédito às empresas.

O governo já começou a tomar atitudes em algumas estações de esqui do país, como a utilização de grandes cobertores usados para cobrir a neve e impedir o degelo. O governo tem ainda subsidiado reformas, como a redução do grau de inclinação das pistas, para preservar a neve, embora essas atitudes tenham resultado duvidoso.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as mudanças climáticas levanta a questão da crise no setor de esportes de inverno.

Nos jogos olímpicos, realizados em Turim, na Itália, em 2006, a falta de neve decepcionou os organizadores e os patrocinadores do evento. Em 2007, o fenômeno provocou o cancelamento de etapas do campeonato mundial de esqui nos Alpes. O setor também é motivo de preocupação no Canadá e nos Estados Unidos.

A temporada de esqui norte-americana poderá ser reduzida nos próximos 40 anos, indicou um estudo da Universidade de Washington.


Foto: Uma das mais famosas estações de esqui da Suíça, de Kleine Scheidegg – Mannlichen, com 110 quilômetros de pistas é uma das que poderão sofrer com a perda de neve nos próximos anos. Crédito: Wikimedia Commons.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -