Procure no Apolo11
Terça-feira, 19 fev 2019 - 11h13
Por Rogério Leite

Fantástico: Arpão acerta satélite em pleno espaço! Assista ao vídeo

Um arpão lançado a 20 km por segundo atingiu em cheio um fragmento de lixo espacial, em uma das mais bem sucedidas tentativas de resgatar os milhares de objetos descartados que orbitam a Terra.

Momento em que o arpao acerta satelite em pleno espaco
Momento em que o arpão acerta satélite em pleno espaço

O evento fez parte do projeto RemoveDEBRIS, da Universidade de Surrey, na Inglaterra e de acordo com Guglielmo Aglietti, diretor do Surrey Space Center, este é um dos experimentos mais exigentes do projeto e tudo leva a crer que foi um sucesso.

O arpão foi construído pela empresa Airbus Stevenage e é construído com um lança de 1.5 metro, conectado na ponta de nave RemoveDEBRIS e de acordo com seus idealizadores pode acelerar a 20 metros por segundo, o que permite penetrar e capturar os detritos espaciais.

Continua após a publicidade






Assista ao Vídeo


O vídeo mostrado foi feito em câmera lenta e registra o arpão atingindo e perfurando um fragmento de lixo espacial. Em seguida, retrai com sucesso e resgata o objeto.

Este é a terceira tentativa bem sucedida do projeto. Nas vezes anteriores, os engenheiros mostraram a capacidade do dispositivo em capturar uma parte simulada de detritos, identificando o objeto por meio de radar do tipo LIDAR e posteriormente através de sistemas ópticos de navegação.

“A demonstração bem-sucedida no espaço e a tecnologia de arpão é um passo significativo para resolver a crescente questão dos detritos espaciais”, disse Chris Burgess, artilheiro principal da Airbus Defence and Space.

Estima-se que todos os detritos da órbita da Terra pesem mais de 8400 toneladas, o que inclui pequenos fragmentos). Como eles podem viajar a uma velocidade de até 48 mil quilômetros por hora, esses fragmentos espaciais são rápidos o suficiente para danificar espaçonaves e satélites, inutilizando importantes sistemas de comunicação.

Vale lembrar que em 2009, um satélite dos EUA atingiu um satélite de comunicações russo, lançando ao espaço milhares de novas peças de lixo espacial.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -