Procure no Apolo11
Terça-feira, 4 ago 2009 - 10h12

Fenômenos Naturais: três tempestades e um forte terremoto

Apesar do planeta estar na época da temporada de furacões do hemisfério norte, poucas tempestades ciclônicas de grande intensidade estão sendo observadas. Apesar da Terra viver um momento de calmaria prolongada, algumas tempestades já começam a se formar no oceano Pacífico, o que pode significar o início da fase mais pronunciada da temporada.


Monitore a Terra em tempo real

Após dois meses de tranquilidade, quando apenas tempestades esporádicas se formaram sobre a água quente dos oceanos, o início do mês de agosto já conta com três tempestades tropicais em atividade, duas no pacífico oriental próximas à costa sudoeste do México e outra no Pacífico ocidental, a leste de Taiwan.

Apesar das previsões não indicarem que as tormentas se transformarão em furacão ou tufão de grande intensidade, o fato de existirem três tempestades ciclônicas em atividade mostra que as condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento dos sistemas de larga escala já estão presentes na faixa tropical norte.

Continua após a publicidade



As tempestades
Os destaques no Pacífico oriental ficam por conta da tempestade tropical Enrique e depressão tropical 8, que ao que tudo indica se fortalecerá e será batizada de Felícia ainda hoje. Do outro lado do oceano a tempestade tropical Morakot avança sobre a costa leste da China, onde deverá chegar entre os dias 7 e 8 de agosto.


Depressão tropical 8
Neste momento a depressão tropical 8 se localiza sobre as coordenadas 12.3 norte 123.9 oeste, aproximadamente a 1895 km da Baixa Califórnia, no México. A depressão se desloca a 21 km/h em sentido oeste-noroeste e deve manter essas características pelos próximos dois dias. Os ventos sustentados atingem de 54 km/h com fortes rajadas, mas deverão aumentar de intensidade nas próximas horas, passando então a ser chamado de tempestade tropical Felícia.


Enrique
Enrique se localiza a leste de Felícia, sobre as coordenadas 14 norte e 115.7 oeste, aproximadamente a 1165 km do sul-sudoeste da Baixa Califórnia. Enrique se move no mesmo sentido que Felícia, a 28 km/h e seus ventos já atingem 65 km/h com rajadas de 85 km/h. Segundo o NHC, Centro Nacional de Furacões, dos EUA, Enrique deve ser fortalecer ainda mais nas próximas horas, mas não deverá atingir a condição de furacão ou tufão.


Marakot
Na costa da China a ameaça fica por conta de Marakot, outra tempestade tropical que deverá se intensificar nas próximas horas até atingir a cidade de Chinchiang, no Mar da China, no próximo dia 7. Atualmente, Marakot se localiza a 860 km de Okinawa e apresenta ventos de 64 km/h, que deverão se fortalecer progressivamente até chegar 135 km/h, quando passará a ser chamado de tufão Marakot. A maior ameaça de Marakot neste momento é com relação ao aeroporto japonês de Naha, na ilha de Okinawa, sobre a qual a tormenta passará na quinta-feira.


Calma momentânea
É importante lembrar que a aparente tranquilidade verificada nas águas do Atlântico Norte, onde ocorrem os grandes furacões que atingem os EUA, México e países caribenhos, é passageira. Normalmente, os grandes furacões nesta região ocorrem na segunda metade da temporada, com pico entre o mês de agosto e setembro.

Forte Terremoto
Além das tempestades observadas, um forte terremoto de 6.9 graus atingiu na tarde de ontem a região do Golfo da Califórnia, no México. O forte tremor foi localizado 10 km abaixo do nível do mar, sob as coordenadas 112.87 oeste e 29.06 N, aproximadamente a 89 km a norte-nordeste da província de Santa Isabel.

O evento foi seguido de dois aftershocks (abalos secundários disparados pelo tremor maior) de 5.0 e 5.9 e apesar da forte intensidade não foram registrados vítimas ou danos maiores.



Arte: Gráfico gerado pelo aplicativo Painel Global mostra a localização das três e do terremoto, como registrados no dia 4 de agosto às 12h54 UTC (09h54 pelo horário de Brasília). Crédito: PainelGlobal/Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -