Procure no Apolo11
Quarta-feira, 6 mai 2015 - 09h33
Por Rogério Leite

Fim da novela: Cargueiro russo Progress caiu sobre o Pacífico

Atualização: 8 maio 2015 - 08h31Fim da novela: Cargueiro russo Progress caiu sobre o Pacífico

A nave russa Progress M-27M reentrou na atmosfera da Terra exatamente as 23h20 de quinta-feira. A informação foi dada pelo Comando de Defesa Estratégica dos EUA - USstratcom - e tem margem de erro de apenas 1 minuto.


Assista ao vídeo da Reentrada

De acordo com o órgão de defesa americano, a Progress M-27M atingiu o ponto de ruptura quando estava em órbita descendente próxima à costa oeste do extremo sul da Patagônia chilena. O evento ocorreu a 121 km de altitude, acima das coordenadas 51s e 87w.

Continua após a publicidade


A queda ocorreu duas orbitas depois da previsão feita pelo site brasileiro Satview.org, que apontava o instante da queda para às 21h17, com margem de erro de 180 minutos para mais ou para menos. "Ficamos muito contentes com os resultados da nossa previsão", disse Rogério Leite, diretor do Apolo11 e do Satview.org. "Desde quarta-feira já prevíamos que a reentrada ocorreria no final da noite de quinta-feira e isso de fato aconteceu", disse Leite.

Local de queda da nave Progress
Clique para ampliar

Em nota oficial, a agência espacial russa Roscosmos também confirmou que a Progress M-27M caiu sobre o Pacífico, mas em uma localidade bem mais central que a informada pelo USstratcom. Como o órgão americano afirma que o instante da ruptura tem margem de erro de apenas 1 minuto, é muito provável que a estimativa esteja baseada em dados de satélites militares, capazes de detectar a assinatura térmica produzida durante o momento da reentrada.


Artes: No topo, modelagem orbital feita pela Analytical Graphics Inc. mostra o instante em que a Progress M27-M reentrou na atmosfera na altura da costa chilena. Na sequência, gráfico indica o ponto da ruptura, como informado pelo USstratcom, dos EUA. Créditos: Apolo11.com, AGI.


Atualização: 7 maio 2015 - 18h38
Cargueiro espacial russo pode cair nesta noite de quinta-feira
Última modelagem do dia.
Nossa previsão ( satview.org ) é que o cargueiro espacial reentrará na atmosfera as 21h17 BRT, uma hora antes do previsto no boletim anterior.

Clique para ampliar

A previsão UStratcom, dos EUA, mudou pouco e mantem a previsão de reentrada para a 22h47, na orbita seguinte àquela prevista pelo Satview.

O interessante é que o USstratcom aumentou a margem de erro, que antes era de 120 minutos para 300 minutos. O erro calculado pelo Satview é de +/- 1 orbita, o que equivale a cerca de 180 minutos.

Agora, só sexta-feira para saber onde a Progress reentrou!


Atualização: 7 maio 2015 - 11h32
De acordo com o site de previsão orbital Satview.org, a Progress poderá reentrar às 22h16 (horário de Brasília) desta quinta-feira, quando estiver orbitando o leste da África. Esta previsão difere em pouco tempo em relação àquela feita nesta manhã pelo USstratcom, o Comando Estratégico de Defesa dos EUA.

Clique para ampliar

De acordo com o órgão militar, a Progress deverá reentrar na atmosfera as 22h36, entre a fronteira do Cazaquistão e do Quirguistão (ver mapa abaixo).


Atualização: 7 maio 2015 - 11h00
Cargueiro espacial russo pode cair nesta quinta-feira

A nave russa Progress M-27M está com as horas contadas e poderá cair antes da zero hora de sexta-feira. A última modelagem feita pelo Satview.org apresenta pouca diferença em relação à do USstratcom, o Comando Estratégico de Defesa dos EUA.

Previsao de reentrada da Progress M-27M
Clique para ampliar

Clique aqui para Rastrear a Progress 59

Os últimos cálculos orbitais feitos na manhã de quinta-feira mostram que a orbita da Progress está quase circular, com apogeu de 190 km e perigeu de 162 km. Ontem, quarta-feira o apogeu era 205 km com perigeu de 162 km.

Previsao de reentrada da Progress M-27M feita pelo USstratcom
Clique para ampliar

De acordo com o site de previsão orbital Satview.org, a Progress poderá reentrar às 21h33 desta quinta-feira, quando estiver orbitando o sul do Cazaquistão. Esta previsão difere em pouco tempo em relação àquela feita nesta manhã pelo USstratcom, o Comando Estratégico de Defesa dos EUA.

De acordo com o órgão militar, a Progress deverá reentrar na atmosfera as 22h36, na orbita seguinte à prevista pelo Satview, mas quase na mesma localidade, entre a fronteira do Cazaquistão e do Quirguistão.

Naturalmente, as previsões devem mudar até o final da noite, mas a possibilidade da Progress ser incinerada ainda nesta noite é bastante elevada.

Clique aqui para Rastrear a Progress 59


Artes: No topo, mapa de previsão feita pelo Satview.org mostra a reentrada da Progress sobre a Ásia as 21h33. Na sequencia, previsão feita pelo prevê a queda do cargueiro espacial às 22h36. Créditos: Apolo11.com, Satview.org.


Bola de fogo: Nave russa de 7 toneladas cairá no final de semana
O cargueiro russo Progress M-27M está com as horas contadas e deverá cair na Terra na noite de sexta-feira. Alguns sites não especializados afirmam que a nave já teria reentrado na atmosfera, mas essa informação não foi confirmada.

Cargueiro espacial Progress sobre o Brasil
Clique para ampliar

De acordo com o Satview.org, a nave deve se romper entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, com a data centrada as 20h01 BRT (Horário de Brasília) de sexta-feira, quando o cargueiro estiver a 130 km de altitude, acima do extremo sul do continente africano.

Os cálculos mostram que a Progress está caindo rapidamente e está agora em uma orbita elíptica de 205x165 (205 km de apogeu e 165 km de perigeu). Há dois dias a orbita era de 247x183.

Clique aqui para Rastrear a Progress 59

A Progress M-27M (designada pela NASA como Progress 59) pesa cerca de 7.2 toneladas e carrega 4.7 toneladas de suprimentos que deveriam ter sido entregues na Estação Espacial Internacional, ISS. A bordo do cargueiro se encontra 2375 quilos de combustível.

Ao penetrar na atmosfera, a maior parte da massa da Progress será consumida em uma gigantesca bola composta de inúmeros fragmentos incandescentes menores. No entanto, é possível que peças maiores resistam ao calor e cheguem à superfície intactas.


Pode cair no Brasil?
Sim, a Progress M-27M pode cair em nosso país.

Devido à inclinação da órbita, a Progress pode cair em qualquer região da Terra localizada entre as latitudes 51.6 graus ao norte ou sul equador. Isso exclui as regiões acima do extremo norte da Europa e Canadá, Alasca, Groenlândia, extremo sul da América do Sul e Antártica. Por outro lado, inclui a parte mais populosa do planeta.

Confusão
Um vídeo divulgado nesta manhã e creditado como pertencente à rede russa MASTER de telescópios robóticos mostra um pequeno objeto cruzando o campo de visão de um dos telescópios. O site que divulgou a nota afirma que o objeto é a nave Progress M-27M, que teria reentrado nesta madrugada, antes do esperado, mas isso não pode ser confirmado.

Segundo Rogério Leite, diretor do site de acompanhamento de lixo espacial Satview.org, é pouco provável que a Progress tenha reentrado com tanta antecedência, já que a previsão era bastante estável até a última modelagem.

"Acredito que o vídeo registrou de fato a Progress 59, mas não há evidência de que ela estivesse reentrando. O que vemos é apenas um traço cruzando o campo de visão de uma lente, que nem ao menos sabemos se é de fato da rede MASTER, mas estamos verificando".

Acompanhe a olho nu
Entre as 17h59 e 18h05 desta quarta-feira a nave Progress cruzará diversas cidades das regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil e poderá ser vista a olho nu em várias cidades, incluindo a maior parte do Estado de São Paulo.

Esta será uma das últimas passagens visíveis sobre o Brasil e poderá tirar as dúvidas se a nave reentrou ou não antes do esperado.


Câmeras de Vigilância
Segundo o diretor da BRAMON - Rede Brasileira de observação de Meteoros - Eduardo Plácido Santiago, o instituto está acompanhando 24 horas por dia as passagens da Progress através de mais de 30 câmeras de alta sensibilidade e se a nave cair sobre o Brasil certamente terá imagens registradas pela rede.


Rastreando
O Apolo11 e Satview.org estarão acompanhando a reentrada e até os momentos finais serão emitidos boletins atualizados sobre a reentrada do cargueiro.

Clique aqui para Rastrear a Progress 59
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -