Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quarta-feira, 10 ago 2005 - 06h56
Por

Fim das incertezas: Discovery pouso com sucesso na Califórnia

O ônibus espacial Discovery pousou com sucesso na base aérea Edwards, na Califórnia, depois de uma missão de 15 dias no espaço. A aeronave, comandada pela veterana astronauta Eileen Collins (foto) e outros seis astronautas a bordo, tocou a superfície da base aérea de Edwards às 5h11 da manhã, hora local (9h11, hora de Brasília).

O retorno do Discovery era considerado um dos momentos mais delicados da missão, já que uma peça de isolamento térmico se desprendeu de um dos tanques após o lançamento. Em fevereiro de 2003, devido ao mesmo problema, o Columbia desintegrou-se na atmosfera no momento da re-entrada na atmosfera.

Mesmo tendo realizado diversos trabalhos em órbita, o ponto alto foi sem dúvida o conserto da avaria em pleno espaço e representa um grande salto tecnológico no programa espacial americano.


Decepção
Para decepção dos familiares dos astronautas, que aguardavam o pouso na Flórida, a aterrissagem teve de ser transferida para a Califórnia. Segundo a Nasa (agência espacial americana), a mudança foi feita devido ao mau tempo na Flórida.

A Nasa terá de gastar cerca de US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,3 milhões) para levar o ônibus espacial da Califórnia para a Flórida, processo que deve demorar pelo menos uma semana.


Assista ao vivo !
Acompanhe diariamente as transmissões da NASA através do Apolo11.Basta acessar https://www.apolo11.com/nasatv.php !


Rastreie a Estação
Se você não possui um programa de rastreio, o Apolo11.com ajuda você a localizar a estação ISS no espaço e até mesmo saber quando ela vai passar pertinho da sua casa ! É só acessar https://www.apolo11.com/track_iss.php?menu=spacetech








Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A medida que se depravam os costumes, multiplicam-se as leis" - Macróbio, século V