Sexta-feira, 2 abr 2010 - 08h23

Fim de semana tem espetáculo depois do pôr-do-sol

Admirar Vênus depois do pôr-do-Sol é uma tarefa bastante simples nos últimos dias. Ele está lá no oeste e só não vê quem não quer. Mas ver Mercúrio junto da estrela vespertina não é um acontecimento tão corriqueiro assim, por isso preparem suas câmeras e tripés. O espetáculo vai começar!

Conjunção Mercúrio Venus - março de 2010
Clique para ampliar

Neste fim de semana o pequeno Mercúrio estará emergindo do ofuscante brilho do Sol e poderá ser visto sem o uso de instrumentos bem próximo do planeta Vênus. O encontro acontece logo após o pôr-do-Sol e poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil e do Mundo.

Venus é um velho conhecido da maioria dos observadores do céu, mas Mercúrio nem tanto. Devido à sua posição no plano das órbitas planetárias, o primeiro planeta do Sistema Solar passa a maior parte do tempo ofuscado pela intensa luz da estrela. Vê-lo assim tão facilmente, e acompanhado da bela presença de Venus é realmente um deleite. A próxima vez que isso vai acontecer será apenas em novembro de 2011.


Vendo o espetáculo
Para ver os dois astros juntos é só olhar para o quadrante oeste depois que o Sol se pôr. Vênus estará altamente reluzente e será facilmente reconhecido. Mercúrio estará logo abaixo. Apesar do espetáculo já ter começado, os melhores dias para ver o encontro será nos dias 3 e 4 de abril, sempre após o pôr-do-Sol.

Para fotografar a conjunção aconselhamos o uso de um tripé ou algum suporte bastante firme para evitar fotos tremidas. Se a câmera tiver o chamado modo "pôr-do-Sol", utilize. Se tiver modo "noturno" também pode ser experimentado. O ideal é que a máquina seja capaz de fotografar em modo "Manual", aumentando o tempo de exposição e diminuindo a abertura do diafragma. De resto, é só curtir o pôr-do-Sol, agora nas boas companhias de Vênus e Mercúrio.

Bons Céus!


Foto: Vênus e Mercúrio convergindo sobre a região de Saitama, no Japão, em 30 de março de 2010. Crédito: Mitsuo Muraoka/Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel