Quarta-feira, 29 out 2014 - 09h44
Por Rogério Leite
O quinto voo do cargueiro espacial Antares terminou de forma trágica, quando uma violenta explosão no primeiro estágio do foguete propulsor transformou o artefato uma enorme bola de fogo a menos de 200 metros de altitude.
Clique para ampliar A explosão ocorreu seis segundos após a ignição, logo após o foguete deixar a torre de lançamento do Wallops Flight Facility, da NASA, na costa leste dos EUA. Após a explosão, grande parte do foguete ainda permaneceu em suspensão, praticamente intacta, mas foi completamente destruída após se chocar contra o solo e provocar uma segunda explosão extremamente violenta, causada pelo combustível líquido do segundo estágio propulsor.
Ainda não se sabe exatamente o que aconteceu, mas de acordo com Robert Pearlman, editor de ciências do site especializado collectSPACE, que assistiu ao lançamento, era claro que alguma coisa não estava certa. Segundo o editor, logo após a ignição era possível ver uma pluma de fumaça sendo expelida lateralmente, próximo do primeiro estágio. Se essa observação se confirmar, o acidente pode ter acontecido em virtude de alguma falha estrutural ou deslocamento de componentes devido à enorme vibração produzida naquele instante e que pode ser inclusive observada através de uma das câmera que transmitiam o evento. Embora as vibrações sejam comuns em lançamentos de foguetes de grande porte, dessa vez nos pareceu bem maior que aquelas observadas em outros lançamentos no Wallops Flight Facility.
O valor combinado do Antares e da cápsula Cygnus e seu conteúdo é de cerca de 200 milhões de dólares.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Anarquismo é a única filosofia que leva o homem ao conhecimento de si mesmo" - Emma Goldman -