Procure no Apolo11
Sexta-feira, 21 abr 2023 - 10h08
Por Rogério Leite

Foguete StarShip explode sobre o Texas. Assista ao vídeo

Se lançar um foguete simples já não é uma tarefa fácil, imagine então tentar lançar o maior foguete do mundo, que nunca tinha sido lançado antes? Muitas coisas podem dar errado, concorda? Foi o que aconteceu com o gigantesco foguete StarShip, da SpaceX, que explodiu poucos minutos depois de sair do chão!

Foguete Super Heavy sendo lançado da Starbase, em Boca Chica, no Texas.
Foguete Super Heavy sendo lançado da Starbase, em Boca Chica, no Texas.

O ânimo na base de espacial Starbase, em Boca Chica, no Texas era do melhores. Havia muita expectativa entre o pessoal técnico e também entre os visitantes e convidados, afinal o StarShip é o foguete escolhido pela NASA para levar os astronautas de volta à Lua em 2025.

A contagem regressiva transcorreu normalmente e todas as condições estavam dentro do chamado "Nominal", uma expressão técnica que indica que os parâmetros registrados pela telemetria estão dentro da faixa esperada. O lançamento era bastante aguardado, já que um vazamento em um das válvulas de pressurização havia forçado o adiamento dois dias antes.

Continua após a publicidade


Ao final da contagem, os 33 motores do foguete Super Heavy, responsável por levar o conjunto StarShip à orbita entraram em funcionamento. Delicadamente, a gigantesca estrutura de 120 metros ganhou altura. O objetivo seria voar por 02m49s e então separar a cápsula StarShip do corpo do foguete. A cápsula continuaria subindo até atingir 225 km de altitude e 90 minutos depois desceria na costa de Oahu, no Hawaii. O foguete, por sua vez, retornaria a Terra 8 minutos depois do lançamento e cairia no Golfo do México, a 32 km de Boca Chica.

Tudo parecia bem, mas com 01m55 de voo algo estranho ocorre e uma fumaça parece sair de um dos 33 motores Raptor do foguete Super Heavy. As imagens revelam uma espécie de fogo cuspindo lateralmente da base do foguete e alguns segundos depois é nítido que ignições não programadas estavam acontecendo. Embora o narrador da SpaceX parecesse vibrar com as imagens, algo muito estranho estava acontecendo antes da separação.

Aos 02h22 as imagens transmitidas mostrava o foguete já sem rumo, com os pequenos propulsores laterais tentando controlar a orientação da nave. Durante mais de 1 minuto o foguete rodopiou pelo espaço e 4 minutos após o lançamento o sistema de autodestruição entrou em funcionamento, explodindo a máquina a 30 km de altitude, sobre a costa do Golfo do México.


Embora a StarShip tenha explodido após o lançamento, o evento foi bem avaliado pelo empresário Elon Musk, que afirmou que esse era apenas o primeiro teste, se dando por satisfeito pela máquina não ter explodido na base de lançamento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -