Procure no Apolo11
Terça-feira, 18 abr 2023 - 11h18
Por Rogério Leite

Foguete StarShip: só não pode explodir na plataforma

Após adiamento ocorrido no último minuto, a empresa SpaceX confirmou que o módulo StarShip está pronto para ser lançado na quinta-feira. Acoplado ao foguete Super Heavy, o conjunto Starship é o foguete mais poderoso já construído e segundo Elon Musk, CEO da empresa, há um milhão de maneiras de tudo dar errado no lançamento. Só não pode explodir na plataforma.

Foguete Starship no topo do foguete Super Heavy. O conjunto tem 120 metros de altura e pode levar até 150 toneladas de carga ao espaço.
Foguete Starship no topo do foguete Super Heavy. O conjunto tem 120 metros de altura e pode levar até 150 toneladas de carga ao espaço.

O lançamento do Starship estava previsto para ocorrer na segunda-feira, dia 17, mas um defeito em uma das válvulas de pressurização acabou adiando a missão.

O Starship tem 120 metros de altura e tem capacidade de levar para fora da orbita da Terra mais de 150 toneladas de carga útil, muito mais que a capacidade do foguete Saturno V, que levou astronautas à Lua na década de 1990.

Continua após a publicidade


A agência espacial americana, NASA, escolheu o Starship para levar novamente os astronautas à Lua em 2025.

Starship é o nome da nave que vai acoplada ao topo do foguete Super Heavy, mas própria SpaceX chama o conjunto de foguete StarShip. A cápsula tem 50 metros de altura enquanto o propulsor Super Heavy tem 70 metros.

Starship e Super Heavy nunca voaram juntos, mas já realizaram diversos voos suborbitais com sucesso.

De acordo com o cronograma apresentado pela SpaceX, O lançamento de quinta-feira será um teste de segurança e avaliação de equipamentos e ocorrerá na base espacial Starbase, em Boca Chica, no Texas. Está previsto que os módulos se separem três minutos após o lançamento, com a Starship descendo sobre o Golfo do México.

Após a separação, o foguete Super Duty, de seis propulsores, seguirá sua trajetória até atingir 240 km de altitude durante 90 minutos, completando uma volta ao redor da Terra. Após isso descerá no Oceano Pacífico.

"Há um milhão de chances de algo dar errado", disse Elon Musk. "Vamos ser muito cuidados e se algo não estiver bem, vamos adiar novamente. Só não pode explodir na plataforma", explicou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -