Procure no Apolo11
Quinta-feira, 19 jul 2007 - 13h02

Foguete brasileiro VSB-30 é lançado com sucesso

Após uma série de adiamentos, a Agência Espacial Brasileira, AEB, lançou com sucesso o foguete VBS-30, que partiu às 12h14 do Centro de Lançamento de Alcântara.

Em comunicado ofical, a Agência informou que o lançamento foi um sucesso e está aguardando mais dados sobre o comportamento dos experimentos a bordo.

Continua após a publicidade


Leia a Íntegra do Comunicado

O foguete brasileiro VSB-30 foi lançado com sucesso às 12h14h desta quinta-feira (19) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O veículo levou nove experimentos científicos, selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB) por meio do Programa Microgravidade.

Daqui a cerca de duas horas serão divulgados os resultados do vôo. Dados obtidos pelo CLA indicam que o foguete seguiu a trajetória corretamente, o que significará a obtenção de 6,5 minutos de microgravidade, dentre os 20 minutos totais do percurso.

Neste momento, as equipes de resgate estão de prontidão para a busca da carga útil, seção do foguete que leva os experimentos científicos de Biotecnologia, Engenharia, Física, Nanotecnologia e Medicina.

As pesquisas são da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Centro Universitário da FEI, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), Universidade de Hohenheim (Alemanha), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A campanha de lançamento teve início no dia 26 junho e mobilizou mais de 200 especialistas, entre profissionais da Agência Espacial Brasileira (AEB), Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Agência Espacial Alemã (DLR) e equipes responsáveis pelos experimentos científicos.

Este foi o quarto vôo do VSB-30, que foi lançado do CLA em 2004 e do Campo de Esrange, na Suécia, em 2005 e 2006, todos bem-sucedidos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -