Sábado, 14 nov 2015 - 08h08
Por Rogério Leite

Foguete brasileiro explode na base de lançamento

Uma falha nos propulsores do foguete VS-40M provocou uma violenta explosão na base de lançamento de Alcântara, no Maranhão. O acidente aconteceu durante o momento da ignição, quando o artefato ainda estava na plataforma.

Explosao do foguete VS40
Explosão do foguete VS40 - Crédito da Reprodução: jornal O Impacial, MA

As autoridades brasileiras confirmam o acidente, tratado como falha, mas não citam qualquer explosão, ouvida e fotografada a dezenas de quilômetros da plataforma de Alcântara.

O foguete VS-40M deveria ser lançado na tarde de sexta-feira, com o objetivo de testar o Satélite de Reentrada Atmosférica SARA, uma plataforma inercial simplificada do Sistema de Navegação SISNAV a ser utilizado no Veículo Lançador de Satélites VLS-1, desenvolvida pelo IAE, Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Foguete VS40
Foguete VS40


Explosão em 2003
Em agosto de 2003, o programa espacial brasileiro sofreu sua maior derrota, quando uma explosão na base de lançamento de Alcântara destruiu o foguete VLS-1, matando 21 pessoas, entre técnicos, cientistas e operários que trabalhavam no local.

O objetivo era colocar em órbita dois satélites de sensoriamento remoto.

Até hoje não se sabe ao certo as causas do acidente, que segundo a Aeronáutica aconteceu por um “acionamento intempestivo de um dos motores", sem, no entanto dar maiores detalhes. Na ocasião, algumas pessoas levantaram a possibilidade de sabotagem, mas não apresentaram provas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax